25 | I Série - Número: 058 | 13 de Março de 2008
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Maria Antónia Almeida Santos, não se trata de presunção, mas de factos! A Sr.ª Deputada estava aqui presente quando, pela primeira vez, o Partido Ecologista «Os Verdes» e, depois, o CDS-PP apresentaram a proposta para inclusão da vacina contra o cancro do colo do útero no Plano Nacional de Vacinação e os senhores a recusaram, para, uma semana depois, vir o Primeiro-Ministro anunciá-la. É verdade ou é mentira?! É presunção? Não é presunção!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Muito bem!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Relativamente ao mapa, Sr.ª Deputada, penso que compete ao Governo ter algum bom senso a governar. É que não pode apresentar sucessivos mapas à imprensa, sendo cada um deles considerado a versão final, para, depois, recuar, corrigir e acertar.
Além disso, Sr.ª Deputada, de que serve ter um mapa com apostilhas, se não há qualquer tipo de calendarização para a sua execução?!
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Relativamente aos opióides, Sr.ª Deputada, os senhores estão no Governo há três anos e, curiosamente — isto não é presunção! —, só uma semana depois de o CDS ter apresentado o projecto de lei para uma maior comparticipação é que os senhores se lembraram.
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — É curioso!
Protestos do PS.
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — A Sr.ª Deputada pergunta o que fizemos em 2003-2004. A Sr.ª Deputada está a esquecer-se de que, nos últimos 15 anos, os senhores estiveram no Governo mais de 10 anos!
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — E dou-lhe alguns exemplos das políticas de saúde que foram desenvolvidas pelo Governo de coligação PSD/CDS-PP.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Quaisquer 30 segundos chegam!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Desde logo, o programa inicial de saúde oral para crianças não foi criado pelos senhores, Sr.ª Deputada, fomos nós que o criámos! O SIGIC, o programa especial para recuperação das listas de espera em cirurgia, não foi inventado pelos senhores, pois não?! Quanto aos genéricos, quem é que instituiu um sistema para alargamento da distribuição dos medicamentos genéricos no mercado, que, na altura, era incipiente?! Não foram os senhores, fomos nós!
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Pois é!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Fomos nós que conseguimos atingir um patamar razoável.
Os hospitais SA, que os senhores, por uma questão ideológica, se apressaram a converter em EPE,…
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Exactamente!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — … também são do nosso tempo.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Grande coisa!