47 | I Série - Número: 060 | 15 de Março de 2008
Srs. Membros do Governo, gostaria que nos falassem sobre estes projectos e, se possível, que nos fizessem um balanço dos mesmos.
Aplausos do PS.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Ora aí está porque não falámos disso! São perguntas difíceis!…
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Ministro da Economia e da Inovação.
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Rita Manuela Mascarenhas, os jovens são uma parte fundamental do plano tecnológico destinado a aumentar o potencial da nossa economia.
Protestos do Deputado do PCP Agostinho Lopes.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Por isso é que eles fogem para Espanha, Inglaterra!…
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — Ainda há poucas semanas, e como sinal da comemoração do terceiro ano de funções do Governo, foi feito um forte reforço de todos os programas designados por INOV, dado o seu sucesso nas diferentes frentes: o INOV-JOVEM, o INOV-CONTACTO e as novas modalidades designadas por INOV-ART e INOV Vasco da Gama.
No que diz respeito ao INOV-JOVEM, que é um programa de colocação de jovens portugueses com formação técnica, essencialmente nas PME, e que foi frequentado por cerca de 4000 jovens ao longo de três anos, foi aberta uma nova série, a qual vai abranger 5000 jovens, ou seja, no prazo de um ano farão parte deste Programa tantos jovens como os que o frequentaram ao longo de três anos.
Protestos do Deputado do PCP João Oliveira.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Fale de medidas concretas para as PME!
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — A propósito do INOV — e peço a atenção para este facto —, o PSD apresenta, de forma repetida, uma receita gasta,…
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Essa obsessão pelo PSD deve ser uma coisa freudiana!
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — … que é a das medidas para as PME, sendo uma das primeiras exactamente a do INOV-JOVEM. Ora, como o INOV-JOVEM foi lançado, por iniciativa do Governo, há três anos, e abrange já 5000 novos jovens, o PSD podia ter um mínimo de atenção e, pelo menos, fazer um «delete» dessa medida, uma vez que já está em aplicação há três anos.
No que diz respeito ao INOV-CONTACTO, ele será aberto, doravante, a mais 600 jovens, em diversas frentes. Aqui, as grandes novidades são a incorporação de 200 jovens nas áreas criativas, ou seja,…
O Sr. Presidente: — Faça favor de concluir, Sr. Ministro.
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — … arquitectura, design e artes, e o programa Vasco da Gama, que é uma referência a nível europeu e que se destina aos nossos jovens gestores de PME, no sentido de frequentarem estágios de formação e estabelecerem contactos até três meses nas PME europeias.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para replicar, tem a palavra a Sr.ª Deputada Rita Manuela Mascarenhas.