45 | I Série - Número: 060 | 15 de Março de 2008
O Sr. Ministro da Economia e da Inovação: — … porque, nessa altura, não havia medidas práticas, havia conversa e um espírito pessimista, com o consequente retrocesso da economia portuguesa.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para uma interpelação à Mesa, tem a palavra o Sr. Deputado Hugo Velosa.
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Sr. Presidente, este debate, nos termos regimentais, conforme consta, de forma clara, no n.º 1 do artigo 225.º do Regimento, consiste numa sessão de perguntas dos Deputados. E foi isso que os Deputados estiveram aqui a fazer! Por seu lado, o n.º 5 do mesmo artigo do Regimento fala, claramente, em respostas do Governo às perguntas dos Deputados.
A Sr.ª Joana Lima (PS): — Mas não são as que os senhores querem!
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Portanto, Sr. Presidente, a minha interpelação vai no seguinte sentido: como foi notório, houve uma falta de respeito do Sr. Ministro da Economia pelo Parlamento e pelos Deputados,…
Protestos do PS.
… porque houve dezenas de perguntas que não foram respondidas e o Sr. Ministro da Economia ainda se permitiu dizer umas «gracejolas» sobre o Grupo Parlamentar do PSD.
Protestos do PS.
Bem podem gritar o que quiserem! A verdade é que o Parlamento tem de ser respeitado e o Sr. Ministro da Economia não respeita o Parlamento.
Por isso, Sr. Presidente, solicitamos à Mesa que diga ao Sr. Ministro da Economia que, quando cá vier, este debate consiste em perguntas e respostas.
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: — Também para interpelar a Mesa, tem a palavra o Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares.
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Sr. Presidente, quero também invocar o Regimento, concretamente o disposto no artigo 225.º, que estabelece a realização de um debate com os ministros e as decisões da Conferência de Líderes, referindo que as respostas podem ser dadas pelos ministros ou pelos seus secretários de Estado.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — As respostas!…
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Os Secretários de Estado até deram!
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — É a este Regimento que o Governo se vincula.
As questões foram colocadas, os Srs. Deputados são inteiramente livres de as colocarem nos termos que entenderem,…
O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Mas têm de ter resposta!
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … assim como o Governo também é inteiramente livre em relação à organização das suas respostas.