55 | I Série - Número: 061 | 19 de Março de 2008
Em segundo lugar, a passagem das provas de aferição nos 4.º e 6.º anos, que eram universais, a provas por amostragem; Em terceiro lugar, a insensibilidade total face aos gravíssimos problemas de reprovação e de abandono escolar.
O Sr. Diogo Feio (CDS-PP): — Ó Sr. Ministro!…
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Em 2003-2004, 1 em cada 10 crianças de sete anos, em Portugal, reprovava no 2.º ano de escolaridade. O que é que se pode creditar à direita, que estava no governo, em iniciativa para colmatar este profundo défice? Nada!
Protestos do PSD.
Em quarto lugar, o PPD/PSD tem por registo também aquele concurso de professores que fez protelar o ano lectivo de 2004-2005 por vários meses.
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Estão a usar o mesmo sistema!
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Este é o registo da direita e, portanto, não é estranho que ela se coloque a reboque da agenda política do PCP agora.
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Haja decoro!
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Mas o PSD, ao fazê-lo, quer esconder duas propostas concretas que estão em cima da mesa. O PSD quer disfarçar que a sua proposta para gestão escolar é a de um director, que pode ser professor ou não; que a sua proposta eleitoral em matéria de gestão escolar no ensino secundário era aquilo a que chamava então «gestão profissional das escolas secundárias»;…
O Sr. Emídio Guerreiro (PSD): — Autonomia!
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — … e que a sua proposta em matéria de avaliação de desempenho de professores não é a avaliação entre pares, que é regra nas profissões qualificadas, mas, sim, essa absolutamente extraordinária avaliação por uma agência externa controlada pelos sindicatos de professores.
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Finlândia, França, Espanha!…
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Isso explica bastante bem porque é que o PSD se coloca a reboque da agenda política do PCP.
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Isso é uma obsessão!
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Ao fim e ao cabo, Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, as três notas salientes deste debate são as seguintes: em primeiro lugar, a redução, por parte de todos os partidos da oposição, dos problemas da educação em Portugal ao aspecto específico da avaliação de desempenho de professores;…
Aplausos do PS.
Protestos do CDS-PP e do PCP.