9 | I Série - Número: 084 | 16 de Maio de 2008
O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — É uma questão de coerência!
A Sr.ª Marisa Costa (PS): — São sempre as mesmas! Com uma ou outra alteração, mas são sempre as mesmas!
Vozes do PS: — Muito bem!
A Sr.ª Marisa Costa (PS): — Uma coisa interessante é que os senhores estiveram no governo entre 2002 e 2005, ou seja, os portugueses deram-vos oportunidade para governarem nesse período. Então, se vos deram essa oportunidade, por que é que não a aproveitaram?
Vozes do PS: — Muito bem!
A Sr.ª Marisa Costa (PS): — Cheguei ao Parlamento há pouco tempo, e sei que há perguntas que os portugueses fazem sistematicamente quando nos vêem aqui a discutir as coisas e uma delas é esta: por que é que se faz uma coisa na oposição e se defende outra quando se está no governo?
O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Têm de ser vocês a responder!
A Sr.ª Marisa Costa (PS): — Era bom que explicassem muito concretamente por que é que, sendo as propostas as mesmas, não as aplicaram quando tiveram oportunidade disso.
A Sr.ª Helena Terra (PS): — Bem lembrado!
A Sr.ª Marisa Costa (PS): — Por que é que isso aconteceu? Era bom que a resposta fosse concreta. Terá que ver com o próprio conceito de família? O que é que aconteceu nesses três anos que fez com que os senhores não defendessem e não pusessem em prática, quando tiveram oportunidade, aquilo que defendem? Foi o vosso conceito de família que mudou durante esses três anos? É que isto leva-nos para a pergunta seguinte: se até os senhores, consoante as circunstâncias, têm conceitos de família diferentes,…
A Sr.ª Rosário Cardoso Águas (PSD): — Está enganada!
A Sr.ª Marisa Costa (PS): — … como é que querem impor-nos agora uma lei de bases da família que faz com que o Estado se intrometa, de uma forma proteccionista e paternalista, na vida de cada pessoa, quando a família é, por excelência, o espaço de liberdade de cada indivíduo?
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. Presidente: — Sr.ª Deputada, tem de terminar.
A Sr.ª Marisa Costa (PS): — Portanto, era tempo de as pessoas quando ganham a possibilidade de governar a aproveitarem. VV. Ex.as não aproveitaram a vossa oportunidade, mas o Eng.º Sócrates e o PS aproveitaram. Por isso é que, durante estes três anos, exactamente o mesmo período de tempo que VV. Ex.as tiveram para governar, muitos projectos, muitas ideias foram aprovadas, apresentadas e defendidas pelo PS.
Vozes do PS: — Muito bem!
A Sr.ª Marisa Costa (PS): — As nossas propostas resolvem os problemas. Os senhores enunciam os problemas mas não lhes dão, como nunca deram, resposta.