36 | I Série - Número: 092 | 6 de Junho de 2008
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — … que acha inadmissível e que personaliza toda e qualquer crítica que lhe seja feita,…
Aplausos do CDS-PP.
… reagindo de uma forma inadmissivelmente rancorosa e lacónica a todas e quaisquer críticas que lhe são feitas.
O que é lamentável — e estou só a utilizar os seus termos, Sr. Primeiro-Ministro — é a arrogância e a sobranceria com que responde não só a esta bancada, que utilizou aqui, repito, um mecanismo democrático de oposição,…
O Sr. José Junqueiro (PS): — Sem fundamento sério!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — … mas também à população que está a viver uma crise gravíssima.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Para acabar, o que é inaceitável é que o Sr. Primeiro-Ministro venha dizer que é o CDS que quer desmantelar o Serviço Nacional de Saúde quando é o Sr. Primeiro-Ministro e o seu Governo que o desprestigia.
Vou colocar-lhe, pela terceira vez – porque é a terceira vez que ela é feita ao Governo –, a seguinte pergunta: porque é que estamos há três anos sem um programa nacional de prevenção e controlo das doenças oncológicas?
O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Muito bem!
A Sr.ª Teresa Caeiro (CDS-PP): — Porque é que, ao fim de três anos e três coordenadores nacionais, não temos esse programa? Relembro ao Sr. Primeiro-Ministro que foram os senhores que, invocando a sensibilidade desta matéria, o impacto social e o sofrimento que as doenças oncológicas causam aos doentes e às suas famílias, emitiram um despacho, em 2005, para a existência de um coordenador nacional. Ora, ao fim de três anos e de três coordenadores, existem zero programas nacionais, Sr. Primeiro-Ministro.
Como sei que o Sr. Primeiro-Ministro, gosta da banda larga, imagino que tenha a possibilidade de ir ao Portal da Saúde, onde se diz: «Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas — sucede, como previsto, no Plano Nacional de Saúde 2004-2010, ao Plano Oncológico Nacional 2001-2005».
Registo: zero registos. Para quando, Sr. Primeiro-Ministro?
Aplausos do CDS-PP.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Presidente, Srs. Deputados, os Deputados do CDS resolveram inscreverse todos…
O Sr. José Eduardo Martins (PSD): — Não podem?!
O Sr. Primeiro-Ministro: — … na esperança de que poderem mostrar que são muitos.
Protestos do CDS-PP.