31 | I Série - Número: 108 | 18 de Julho de 2008
O Sr. Bravo Nico (PS): — Hoje, temos mais de 5 centenas de salas de pré-escolar em construção — os senhores estão contra!
O Sr. António Filipe (PCP): — Está a delirar!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Hoje, estamos a requalificar todo o parque do 1.º ciclo do ensino básico, substituindo as escolas que o Dr. Oliveira Salazar nos deixou — os senhores estão contra!
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Foram 30 anos de poder local e não fizeram nada!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Hoje, estamos a colocar professores; são 150 000 professores que vão ser colocados por quatro anos, dando estabilidade a esta classe profissional e a milhões de alunos e respectivas famílias — o PCP está contra!
O Sr. João Oliveira (PCP): — Cinco disparates! Uma mão cheia de disparates!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Hoje, estamos a avaliar o desempenho dos professores — os senhores estão contra!
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Avaliar?!
O Sr. Bravo Nico (PS): — Hoje, estamos a avaliar as escolas — os senhores estão contra! Hoje, estamos a alargar a base de apoio social para os alunos — os senhores estão contra! Hoje, estamos a alargar o número de refeições que fornecemos aos alunos nas escolas — os senhores estão contra! Hoje, estamos a alargar o número de transportes escolares — os senhores estão contra! Hoje, estamos a atribuir mais bolsas de estudo — os senhores estão contra! Sr. Deputado Miguel Tiago, é isto que nos separa! Nós queremos uma escola pública com mais alunos, com mais apoio social, com professores colocados com estabilidade, com escolas requalificadas, com um maior número de salas de pré-escolar, queremos as escolas do Dr. Oliveira Salazar erradicadas do nosso território. Nós queremos mais ensino secundário profissional. Nós queremos mais prestação de contas e mais responsabilidade.
É isto que nos separa, Sr. Deputado! Nós queremos uma escola pública que esteja ao serviço das pessoas e que não esteja frágil, queremos uma escola que esteja fortalecida para que possa competir em igualdade de oportunidades com o ensino privado e os senhores não querem. É só isto que nos separa! Sr. Deputado, deixo-lhe uma pergunta, que tem a ver com aquilo que une o PCP ao CDS.
Protestos do CDS-PP e do PCP.
Curiosamente, tanto o Sr. Deputado Miguel Tiago como o Sr. Deputado José Paulo Carvalho começaram por referir-se às provas de Matemática. O Sr. Deputado do CDS disse: «Ainda sou do tempo em que a Matemática tinha exames a sério!». E o senhor começou por referir «os impressionantes resultados de matemática». Não lhe parece que isto é ofender os professores e ofender a escola, desconfiando do trabalho dos professores e das escolas?
Aplausos do PS.
Protestos do PCP.
O Sr. José Paulo Carvalho (CDS-PP): — Já teve melhores momentos, Sr. Deputado!