15 | I Série - Número: 019 | 28 de Novembro de 2008
Aposentações. Há aqui, de facto, uma mudança importante: os serviços integrados da Administração Pública passam, agora, efectivamente, a descontar para a Caixa Geral de Aposentações, o que, de acordo com as regras do Eurostat, fundamenta a alteração contabilística que aqui é introduzida. O Sr. Deputado está a acusar o Governo, sem base alguma, de estar aqui a esconder algo.
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Sem base alguma?!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — O Sr. Deputado já ouviu esta explicação, mas repito-a novamente. Na página 138 do relatório é dito, claramente, que «a despesa do subsector Estado para 2009 tem subjacentes duas alterações de natureza contabilística, as quais têm associados montantes significativos que» — frisa bem — «condicionam a respectiva análise»
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Medem!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — » face aos anos anteriores.« O alerta que ç feito no relatório não podia ter sido mais claro!!
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Claro, claro»!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — E só não vê quem não quer, Sr. Deputado.
O Sr. Deputado pede-me sçries comparáveis. O Ministçrio das Finanças deu as informações»
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Não, não!
O Sr. Ministro de Estado e das Finanças: — » explicou como ç que se pode proceder a essa harmonização das séries à Unidade Técnica de Apoio Orçamental. Os Srs. Deputados têm uma Unidade Técnica com competência e capacidade técnica para proceder a essa harmonização. Os elementos foram dados, a metodologia foi explicada e os Srs. Deputados tinham condições para obter essa série comparável.
Aplausos do PS.
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Peço a palavra, Sr. Presidente.
O Sr. Presidente: — Para que efeito, Sr. Deputado?
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — Sr. Presidente, para uma interpelação à Mesa, no sentido de requerer que sejam distribuídas a toda a Càmara as páginas 117 a 120 do relatório do Orçamento do Estado»
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — Toda a gente tem!
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — » para se perceber a análise vergonhosa que ç feita por este Governo e a informação que ali não está!
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. Miguel Frasquilho (PSD): — É uma vergonha! Nunca vi nada assim, em nenhum relatório do Orçamento do Estado! É uma prática absolutamente lamentável! Solicito, assim, que estas páginas sejam distribuídas a toda a Câmara para se perceber os métodos que o Governo usa e a informação que tentou sonegar a todos os portugueses!
Aplausos do PSD.