28 | I Série - Número: 022 | 5 de Dezembro de 2008
têm umas críticas mas que serão seus aliados! Mas quem são eles, Sr.ª Ministra?! Quem são elas, Sr.ª Ministra?! Estão na classe profissional?! Estão na população?! A população já percebeu, há muito tempo, que o maior factor de instabilidade das escolas é a Ministra da Educação!!
Aplausos do BE.
Protestos do PS.
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr. Deputado.
O Sr. Luís Fazenda (BE): — Não é mais ninguém! O maior factor de instabilidade das escolas é a Ministra da Educação! Sr.ª Ministra, agradeço que tenha seriedade neste debate e neste processo, porque quem admite a substituição do modelo deveria admitir a sua suspensão! E não nos venha falar de politiquices, porque nunca criticámos a Sr.ª Ministra quando vai para os palanques nos comícios do Partido Socialista, pois está no seu direito e no seu dever! Mas tem uma espécie de pretensão a atacar os partidos da oposição, como se a Sr.ª Ministra fosse neutral do ponto de vista político! Pois não é! Está, realmente, contra os professores e está bem colada ao Partido Socialista!
Aplausos do BE.
Protestos do PS.
O Sr. Presidente: — Para pedir esclarecimentos, tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Duarte.
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Sr. Presidente, Sr.ª Ministra da Educação, queria começar por colocar-lhe algumas questões muito concretas e directas para as quais desejo e espero respostas igualmente directas e concretas.
A Sr.ª Ministra hoje, aqui, reconheceu os erros, os lapsos, os défices de todo o processo de avaliação que tem vindo insistente e teimosamente a querer impor ao País, ao longo do último ano, pelo menos. Esqueceuse de assumir a responsabilidade política por esses mesmos erros, mas essa é uma outra questão.
Com esses mesmos erros de que todos nos apercebemos, pois todo o País se apercebeu deles já há um ano atrás, este Governo provou que é tecnicamente incompetente. Paralelamente, vivemos hoje, nas nossas escolas, uma situação de crise e de instabilidade sem precedentes na nossa história democrática. E a Sr.ª Ministra e este Governo mostram-se absolutamente incapazes de conseguir devolver a tranquilidade necessária às escolas, nomeadamente dialogando com os professores, com os pais e com as famílias. Isto é, este Governo já provou que é também politicamente incompetente.
Vozes do PSD: — Muito bem!
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — A pergunta que queria fazer-lhe é a seguinte: se, eventualmente, a Sr.ª Ministra fosse sujeita a um qualquer processo de avaliação que, de facto, reconhecesse o mérito, acha que ainda estaria no seu lugar? Sr.ª Ministra, gostaria de ouvir o seu comentário a uma afirmação proferida por uma colega sua de Governo — a Sr.ª Ministra da Saúde —, que no fim-de-semana, numa entrevista dada a um semanário de referência do nosso país, aliás, com citação na primeira página, referia que «Ninguém faz reformas em situação de conflito».
Pergunto se concorda com esta sua colega do Governo ou se acha que ela está errada quando faz esta afirmação.
Vozes do PSD: — Muito bem!