O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

46 | I Série - Número: 044 | 12 de Fevereiro de 2009

O Sr. Alberto Martins (PS): — Não há privação da liberdade em julgamento sumário! Não pode ser, Sr. Deputado!

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Está a dizer-me isso, a mim, que tive familiares presos pela PIDE?!

O Sr. Alberto Martins (PS): — Portanto, não há julgamentos sumários com privação da liberdade.
Posto isto, a questão que queria colocar ao Sr. Primeiro-Ministro é uma questão de fundo.
A crise financeira é vista por muitos como um sintoma da crise económica. Hoje, discute-se»

Vozes do PSD: — Então, e as perguntas?

O Sr. Alberto Martins (PS): — Desculpem, mas o debate com o Primeiro-Ministro não é necessariamente, em termos regimentais, perguntas ao Governo ou perguntas do Governo aos Deputados, é debate! Pode ser isso tudo ou não ser nenhuma dessas coisas!

Aplausos do PS.

O Sr. Deputado conhece bem o Regimento e as práticas parlamentares e o direito parlamentar. O que uma sessão como esta tem de ser ç debate,»

O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Debate com o Governo!

O Sr. Alberto Martins (PS): — » ç intervenção e quanto mais conteõdo tiver melhor! Já sei que, da parte dos senhores, não podemos contar com isso!

Vozes do PS: — Muito bem!

O Sr. Alberto Martins (PS): — Sr. Primeiro-Ministro, a questão que queria colocar-lhe » Não precisava de o fazer, regimentalmente, mas quero colocar-lhe uma questão.
Assim, a questão que quero colocar-lhe tem a ver com o modelo de desenvolvimento.
É apontada, muito claramente, uma ideia de procura da eficiência energética, procura de novas soluções em termos de modelo de crescimento e de ambiente, novas soluções em resposta às alterações climáticas com recurso às energias renováveis, com particular incidência nas fontes de energia hídrica, solar e eólica.
Creio que é este o caminho.
É este o caminho que nos aponta claramente para um novo modelo de desenvolvimento, um novo modelo de ambiente, um novo modelo de especialização, um novo modelo de qualificação, um novo modelo de especialização produtiva.
Creio que este caminho que já está desenhado é o do desenvolvimento para o futuro e no qual o nosso país está a dar passos consistentes.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: — Sr. Primeiro-Ministro, tem a palavra, para responder.

O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Presidente, Sr. Deputado Alberto Martins, vim aqui apresentar o estado de execução de um plano contra a crise, que o Governo aprovou em Dezembro, e o lançamento de novas medidas, em particular na área do investimento.
Em todos os Parlamentos do mundo, estes debates têm a maior elevação e a maior seriedade.

O Sr. Luís Campos Ferreira (PSD): — Isso começa pelos próprios Primeiros-Ministros!