36 | I Série - Número: 052 | 5 de Março de 2009
O Sr. Deputado não ouviu aquilo que poderia ter ouvido, porque se passou no quadro do Congresso do Partido Socialista.
O Sr. João Oliveira (PCP): — Foi «liguem a luz»!
O Sr. Alberto Martins (PS): — Sr. Deputado João Oliveira, agora é a vez do Sr. Deputado João Semedo, a sua será a seguir.
Foi dito que o Partido Socialista defende o encerramento concertado das offshore ao nível da União Europeia. E fá-lo-á, porque um problema global deve ser respondido globalmente. É essa a nossa posição.
Aplausos do PS.
Pensamos que todas as outras soluções são falsas soluções. Portanto, no que respeita a offshore, somos contra. A sua erradicação deverá ser feita num quadro global no âmbito da União Europeia.
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. Alberto Martins (PS): — E é por isso que vamos lutar.
E mais: foi dito no Congresso, pelo Secretário-Geral do nosso partido — não por estas palavras, mas por palavras correspondentes —, que devemos reintroduzir e aprofundar a ética dos negócios e combater o poder excessivo dos interesses particulares, pondo-lhes fim.
Por isso, a ideia que sustentamos, que é a nossa, defendendo a União Europeia, não é a de menos Estado melhor Estado, mas a de mais Estado onde for preciso e de melhor Estado sempre, para dar uma dimensão absolutamente imprescindível a um Estado regulador, a um Estado social e a um Estado de solidariedade.
O Sr. José Junqueiro (PS): — Muito bem!
O Sr. Alberto Martins (PS): — É este o nosso caminho, a nível nacional, a nível regional, a nível europeu e a nível mundial.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente (Nuno Teixeira de Melo): — Tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Alberto Martins, disse-nos aqui que o Congresso do PS apresentou as respostas consistentes e adequadas à crise. É evidente que nisso ninguém acredita,»
Vozes do PS: — Oh!»
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — » nem nenhum português ficou convencido com essa sua frase e com o Congresso do Partido Socialista. Há mesmo algumas propostas que foram avançadas que denunciam bem a inconsistência da política actual do PS.
O Sr. João Oliveira (PCP): — Exactamente!
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — O PS propõe que existam bolsas de estudo para que os estudantes com dificuldades socioeconómicas se mantenham na escola até ao 12.º ano.
Pergunto: ó Sr. Deputado, e durante toda esta Legislatura os estudantes abandonaram a escola por não existirem essas bolsas de estudo?! Então, não se lembraram disso no início da Legislatura?! Então, prometem para diante aquilo que não fazem no momento, aquilo que não fazem quando estão no Governo e quando têm maneira de o fazer?