21 | I Série - Número: 058 | 19 de Março de 2009
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Lembra-se disso, Sr. Primeiro-Ministro? Sr. Primeiro-Ministro, V. Ex.ª apontou medidas de carácter positivo e pontual, mas o problema de fundo — e isto não assume — é que antes de dar com uma mão tirou com duas. Tirou com as duas mãos, salvo seja, a quem menos tem e menos pode, enquanto que para aqueles que mais têm e mais podem foi sempre, em termos de lucros e de fortunas, «à vara larga»...
O Sr. Miguel Tiago (PCP): — Foi sempre a crescer!
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Bem, quanto «á vara larga«, o nome ç mera coincidência»!
Risos do PCP.
Sr. Primeiro-Ministro, a questão de fundo é que com a sua política desamparou as famílias dos desempregados quando alterou os critçrios de atribuição do subsídio de desemprego;»
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — » prejudicou a vida das famílias dos reformados quando desvalorizou as suas reformas e o cálculo das pensões; prejudicou e conteve os salários e o poder aquisitivo das famílias.
Estas são questões de fundo, Sr. Primeiro-Ministro, porque o Estado democrático não deve definir como prioritário agir sobre a pobreza. Um Estado democrático deve evitá-la, deve tomar medidas de fundo para que essa pobreza não aconteça.
Vozes do PCP: — Muito bem!
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — E é por isso que colocamos algumas questões.
Como é que explica, Sr. Primeiro-Ministro, os estudos e os relatórios que comprovam que, devido à chamada reforma no sistema de segurança social, as reformas podem ter cortes de 30% dentro de anos? Como é que concebe estes relatórios e estes estudos? Correspondem ou não à verdade? Esta é uma questão sobre a qual gostaria de ouvir a sua opinião.
Sr. Primeiro-Ministro, eu estava a ouvi-lo relativamente a medidas para os desempregados e para as famílias com desempregados»
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares (Augusto Santos Silva): — Está de acordo ou não?
O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): — Por que é que insiste em ser contra a proposta do PCP de alterar os critérios de atribuição do subsídio de desemprego, condenando milhares e milhares de famílias, particularmente milhares e milhares de jovens, que querem constituir a sua vida e que, neste momento, são profundamente prejudicados pelas alterações que o seu Governo fez? Não venha só apresentar medida pontuais! Reflicta sobre estas propostas de fundo e vai ver que, com certeza, aqueles manifestantes que estiveram na rua terão outra opinião em relação à sua política e às suas medidas.
Aplausos do PCP.
Protestos da Deputada do PS Maria Cidália Faustino.
O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Presidente, Sr. Deputado Jerónimo de Sousa, verifico que o esforço que fez para criticar as medidas do Governo só lhe permitiu dizer que são medidas positivas mas pontuais.