52 | I Série - Número: 064 | 3 de Abril de 2009
Nem uma palavra sobre aquilo que são os mecanismos de controlo e do acompanhamento das escolas para melhorar os resultados escolares.
Srs. Deputados, a escola pública está, de facto, em transformação. E há um valor, há um dado que, para mim, é a todos os títulos exemplar: quando chegámos ao Governo, apenas 30% das crianças do 1.º ciclo tinham acesso a refeição.
As refeições escolares, como o leite escolar, há muito que estão identificados como um factor de sucesso escolar.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Já no tempo do Ministro Santos Silva»!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Há muito tempo que o País o identificou como um factor importante de sucesso escolar.
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr.ª Ministra!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Nem uma palavra sobre o facto! Quando chegámos ao Governo, apenas 30% das crianças tinham acesso a refeições e, hoje, 94% das crianças têm acesso a refeições!
Vozes do PSD: — Não é verdade!
O Sr. António Filipe (PCP): — O Ministro Santos Silva deixou aquilo tudo «de pantanas»!
A Sr.ª Ministra da Educação: — Mas sobre isto o silêncio é total! A escola está a mudar e aquilo que o Governo reclama é o contributo que deu para esta mudança; e aquilo que sublinha é a ausência de apoios por parte dos partidos da oposição. Mas não nos faltaram apoios: não nos faltaram apoios das autarquias, não nos faltaram apoios dos pais; não nos faltaram — por mais que isso vos doa, Srs. Deputados — apoios das escolas e dos professores para concretizar a mudança da escola pública! Muito obrigada pela tolerância, Sr. Presidente.
Aplausos do PS.
O Sr. João Oliveira (PCP): — Foram 120 000 «apoios» de professores, Sr.ª Ministra»!
O Sr. Presidente: — Sr.as e Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo, chega ao fim o debate da interpelação sobre avaliação da política de educação e defesa da escola pública.
Peço, agora, à Sr.ª Secretária que nos dê conta de um curto expediente que importa anunciar.
A Sr.ª Secretária (Celeste Correia): — Sr. Presidente e Srs. Deputados, deu entrada na Mesa a apreciação parlamentar n.º 112/X (4.ª) — Decreto-Lei n.º 68/2009, de 20 de Março, que estabelece medidas de apoio aos desempregados de longa duração, actualizando o regime jurídico de protecção social na eventualidade de desemprego dos trabalhadores por conta de outrem, no âmbito do sistema previdencial, estabelecido no Decreto-Lei n.º 220/2006, de 3 de Novembro (CDS-PP).
É tudo, Sr. Presidente.
O Sr. Presidente: — Srs. Deputados, assim se concluem os nossos trabalhos de hoje.
A próxima sessão plenária realizar-se-á amanhã, sexta-feira, às 10 horas, e a ordem do dia será preenchida por um debate com o Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, nos termos do artigo 225.º do Regimento da Assembleia da República.
Está encerrada a sessão.