19 | I Série - Número: 082 | 21 de Maio de 2009
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — » conforme fez aqui. E, isto — digo-lhe! —, fá-lo bem e está de acordo com o registo que imprime a todas as suas intervenções, pelo que a sua alegação ou imputação não merece qualquer resposta.
O que gostava de saber ç se o Governo está ou não disponível para, nesta fase final do ano lectivo,»
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Essa é que é a questão!
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — » fazer as negociações que tem a fazer com os sindicatos, abdicando da divisão dos professores em titulares e não titulares e acabando com as quotas no processo de avaliação.
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Essa é que é a questão!
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Sei que não é Ministro da Educação, e nós também não queremos que seja,»
Risos do PSD.
» porque nos recordamos do tempo em que o foi. Aliás, ç curioso que o Sr. Ministro nunca fale do seu passado na educação, porque a sua política, nessa altura, era exactamente o contrário daquela que tem agora,»
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Como é que era a avaliação?!
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — » cada uma delas má mas aquela era o contrário desta.
O Sr. Pedro Duarte (PSD): — Exactamente!
O Sr. Paulo Rangel (PSD): — Por isso, compreendo o desconforto de alguém que esteve na educação, e cujos resultados foram desastrosos, vir aqui defender a política de educação do Governo.
Mas faço-lhe duas perguntas muito simples, se quiser responder, porque, como está visto, dificilmente responderá. Está ou não disponível para acabar com a divisão entre professores titulares e professores não titulares? Está ou não disponível para acabar com as quotas no processo de avaliação?
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: — Ainda para uma intervenção, tem a palavra a Sr.ª Deputada Ana Drago.
A Sr.ª Ana Drago (BE): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: O Sr. Deputado Paulo Rangel quase caía na esparrela aqui montada pelo Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, que era a de tentar que, durante este debate, não se discutisse educação.
Creio, contudo, que está enganado no seu apelo. Penso que aquilo que deve suceder hoje, aqui, é não tanto um debate com o Governo — com o Governo já percebemos que o Ministério da Educação e a sua equipa não têm salvação»
O Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares: — E o Bloco tem?! Vai ganhar as eleições!»
A Sr.ª Ana Drago (BE): — »e, portanto, levarão, orgulhosamente sós, atç ao fim, todos os erros, todas as guerras, toda a catástrofe que criaram nas escolas — mas com a bancada do Partido Socialista.
O Sr. José Eduardo Martins (PSD): — Ó Sr.ª Deputada, não sonhe!
O Sr. José Manuel Ribeiro (PSD): — Essa é que é uma esparrela!