O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | I Série - Número: 050 | 11 de Fevereiro de 2011

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Sr. Presidente, Sr. Primeiro-Ministro, para que não restem dúvidas, nesta minha intervenção queria começar por salientar que o meu partido considera muito importante o aumento registado da capacidade exportadora da economia portuguesa.

Vozes do PS: — Vá, lá! Vá, lá!»

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — E quero dizer-lhe, Sr. Primeiro-Ministro, que nós, ao longo dos últimos anos, temos insistido neste ponto. Esta é uma matéria a que atribuímos a máxima prioridade e temos insistentemente considerado que o aumento da capacidade exportadora portuguesa é absolutamente essencial para o crescimento económico do País.

O Sr. Luís Montenegro (PSD): — Muito bem!

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Consideramos que devemos conferir uma especial prioridade ao aumento da competitividade da economia portuguesa e ao aumento da capacidade exportadora das empresas portuguesas.
Ficamos, por isso — para que fique tudo dito! — , muito satisfeitos com o aumento registado no ano de 2010. É essa a linha que temos sempre afirmado.
Posto isto, Sr. Primeiro-Ministro, e ainda dentro deste tema, queria abordar numa outra perspectiva aquilo que, do meu ponto de vista, tem a ver com a política do Governo.
Se ao longo dos anos, consistentemente, temos falado sobre esta prioridade da capacidade exportadora das empresas portuguesas como um factor absolutamente estratégico para o crescimento da economia, a verdade, Sr. Primeiro-Ministro, é que, nos últimos seis anos, não vi o Governo a atribuir esta prioridade a esta matéria.
O Sr. Primeiro-Ministro, anteontem, inaugurou o Congresso das Exportações. Devo dizer-lhe que, na sua intervenção, foi difícil descortinar se estava lá o líder do Partido Socialista»

Vozes do PSD: — É verdade!

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — » ou o Primeiro-Ministro de Portugal.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

É que, Sr. Primeiro-Ministro, nessa intervenção, ouvi mais ataques aos partidos da oposição do que o Primeiro-Ministro a falar dos objectivos, programas e estratégias do Estado português para aumentar a competitividade e a capacidade exportadora das empresas portuguesas.

Vozes do PSD: — Muito bem!

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — Mas, Sr. Primeiro-Ministro, em relação a esta matéria, convém também não «embandeirar em arco», como o Governo tem muita facilidade em fazer.
Não estamos sozinhos no mercado internacional»

O Sr. Francisco de Assis (PS): — Ah, pois! Não estamos, não!

O Sr. Miguel Macedo (PSD): — » e estes resultados são muito positivos, mas devemos compará-los, para melhor aferirmos o ponto onde estamos, com aquilo que se passa noutros países europeus. Vou dar-lhe dois ou três exemplos.