38 | I Série - Número: 050 | 11 de Fevereiro de 2011
O Sr. Sérgio Sousa Pinto (PS): — Sem despudor!
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Exactamente! Sem despudor absolutamente nenhum — diz o Sr. Deputado, que já conhece bem o Governo, mas não conhece o acordo, porque ele foi profundamente secreto.
É uma vergonha, Sr. Primeiro-Ministro, e nós não podemos sujeitar-nos a isto! Nem podemos sujeitar-nos àquilo que já aqui foi afirmado neste debate, mas que é preciso e importante repetir, que é ao facto de os bancos aumentarem os seus lucros e, curiosamente, como um passe de mágica, pagarem menos impostos. Mas não é menos qualquer coisa, é menos de metade! Mas o que é isto?!
O Sr. Presidente: — Queira concluir, Sr.ª Deputada.
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Termino, Sr. Presidente.
Mas o que é isto?! Que magia é esta?! Que saber é este, Sr. Primeiro-Ministro, que leva uns ao sacrifício máximo das suas vidas e dos seus orçamentos familiares e outros a viverem neste paraíso?! Porque isto é um paraíso para os bancos! Sr. Primeiro-Ministro, são estas contradições que nos afundam, que não nos fazem perceber nada e que nos levam — veja bem — a utilizar esta linguagem de quem já não suporta mais o Governo que tem!
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Muito bem!
O Sr. Presidente: — Sr.ª Deputada, hoje foi maior o «prolongamento» do que o «tempo do jogo».
Risos.
Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Presidente, Sr.ª Deputada Heloísa Apolónia, numa coisa estamos de acordo: a sua linguagem é má.
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — É igual à sua!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Mas, Srs. Deputados, no final deste debate, quero fazer duas referências.
Acho que, neste debate, ficou claro para todos quem está do lado da responsabilidade para com o País e quem só pensa em instabilidade política e em crises políticas.
A Sr.ª Heloísa Apolónia (Os Verdes): — Faça favor de responder às perguntas!
O Sr. Primeiro-Ministro: — A crise política e a instabilidade política só trarão péssimas consequências para o País. A instabilidade política afectará aquilo que é a nossa imagem internacional, a instabilidade política só trará o agravamento da crise económica no nosso País.
Por isso, não posso deixar de considerar absolutamente irresponsável o comportamento dos políticos que passam a vida a comentar o momento da crise política, a oportunidade da crise política ou a anunciar iniciativas para fomentar a crise política no nosso País.
Protestos da Deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia.
Mais uma vez, quero dizer, Sr. Presidente e Srs. Deputados, o seguinte: o momento que estamos a viver no nosso País, o momento que estamos a viver em toda a Europa, exige responsabilidade, governabilidade e estabilidade. Este é o momento em que temos de pensar nos interesses do País.
Este não é o momento das tácticas, este não é o momento das agendas das competições entre partidos, este não é o momento para pensarmos no poder; este é o momento para pensarmos no País.