O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sexta-feira, 4 de maio de 2012 I Série — Número 104

XII LEGISLATURA 1.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2011-2012)

REUNIÃOPLENÁRIADE3DEMAIODE 2012

Presidente: Ex.ma Sr.ª Maria da Assunção Andrade Esteves

Secretários: Ex.mos

Srs. Duarte Rogério Matos Ventura Pacheco Rosa Maria da Silva Bastos de Horta Albernaz Abel Lima Baptista

S U M Á R I O

A Sr.ª Presidente declarou aberta a sessão às 15 horas

e 5 minutos. Ao abrigo do artigo 72.º do Regimento da Assembleia da

República, procedeu-se a um debate de atualidade, requerido pelo PS, sobre a asfixia das famílias, tendo usado da palavra, a diverso título, além do Sr. Ministro da Solidariedade e da Segurança Social (Pedro Mota Soares), os Srs. Deputados Pedro Jesus Marques (PS), Pedro Filipe Soares (BE), João Oliveira (PCP), Nuno Magalhães (CDS-PP), Nilza de Sena (PSD), José Luís Ferreira (Os Verdes), Luís Montenegro (PSD), José Lello (PS), Carlos Zorrinho (PS) e Bernardino Soares (PCP).

Em declaração política, a Sr.ª Deputada Francisca Almeida (PSD) destacou as reformas que o Governo está a levar a cabo no âmbito do sistema judicial e salientou a sua importância para o crescimento económico. Respondeu, depois, a pedidos de esclarecimento dos Srs. Deputados Ricardo Rodrigues (PS), Teresa Anjinho (CDS-PP) e João Oliveira (PCP).

Em declaração política, o Sr. Deputado João Pinho de Almeida (CDS-PP) congratulou-se com a aprovação, pelo Conselho de Ministros, de diplomas sobre a autossustentabilidade das empresas municipais e a redução de cargos dirigentes na administração local, iniciativas relativas aos processos de redução da despesa pública e de reforma do Estado. No final, respondeu a pedidos de esclarecimento dos Srs. Deputados Jorge Paulo Oliveira (PSD), Hortense Martins (PS), Paula Santos (PCP) e Luís Fazenda (BE).

Em declaração política, o Sr. Deputado João Ramos (PCP) chamou a atenção para os problemas com que se defronta o setor das pescas e exigiu do Governo medidas com vista à sua valorização e proteção. Respondeu, depois, a pedidos de esclarecimento dos Srs. Deputados Miguel Freitas (PS) e Ulisses Pereira (PSD).

Foram discutidas em conjunto, na generalidade, as propostas de lei n.

os 52/XII (1.ª) — Cria a bolsa nacional de

terras para utilização agrícola, florestal ou silvo pastoril,