16 DE SETEMBRO DE 2023
17
O Sr. Presidente: — Tem agora a palavra, para uma intervenção em nome do partido Livre, o Sr. Deputado Rui Tavares.
O Sr. Rui Tavares (L): — Sr. Presidente, Caras e Caros Colegas, Caras e Caros Concidadãos nas galerias,
a todos desejo um bom regresso aos trabalhos parlamentares. Conta-se que, um dia, um estudante perguntou à grande antropóloga Margaret Mead qual era o primeiro
sinal de civilização, e esperava que a resposta fosse a invenção da escrita ou a construção de alguma grande infraestrutura, as pirâmides, arte, ou qualquer outra resposta.
E a resposta, segundo se diz, que ficou depois gravada nas memórias desse estudante, foi a de que o primeiro sinal de civilização era o fémur quebrado, e depois sarado, de um humano, encontrado numa escavação arqueológica. Isto quer dizer que alguém ali tirou do seu tempo, tirou do seu trabalho, para curar alguém que era da sua espécie, alguém que era da sua família, um outro humano. Significa que, a partir daí, não deixar ninguém ficar para trás, não deixar ninguém perder-se por causa de um fémur quebrado, que era normalmente o que acontecia, é um sinal de civilização.
Portanto, o Serviço Nacional de Saúde é um dos maiores sinais de civilização que este País já construiu, e a nossa escolha em relação a ele é muito simples: queremos manter o País de acordo com esse sinal de civilização que nos norteia ou devemos deixar perdê-lo?
Protestos do Deputado do CH Filipe Melo. Ora, isso custa dinheiro. Quer dizer, ao contrário do que disse ali o Deputado André Ventura, que é gratuito,
mas custa dinheiro dos impostos… Claro que é gratuito e custa dinheiro dos impostos! O Sr. Filipe Melo (CH): — Já passou o tempo! O Sr. Rui Tavares (L): — É através do dinheiro dos impostos que ele é gratuito, e é assim que deve ser,
porque nós queremos que o nosso País seja civilizado, como, desde a antiguidade, quem curou aquele fémur quebrado era. Agora, para isso, temos de ir buscar o dinheiro dos impostos onde o estamos a perder e temos de aumentar o dinheiro dos impostos que vai para o Serviço Nacional de Saúde, acabando com a sua suborçamentação.
O Sr. Filipe Melo (CH): — Duplica o tempo! O Sr. Rui Tavares (L): — Um dos partidos liberais mais antigos da Europa, o partido liberal britânico… Protestos do Deputado da IL João Cotrim Figueiredo. O Sr. Presidente: — Sr. Deputado, acaba de duplicar o seu tempo. O Sr. Filipe Melo (CH): — É o normal! O Sr. Rui Tavares (L): — É exatamente consigo, Sr. Deputado João Cotrim Figueiredo,… O Sr. Presidente: — Sr. Deputado… O Sr. Rui Tavares (L): — … e assim termino… O Sr. Presidente: — Sr. Deputado, tem de fazer o favor de terminar, pois já excedeu em 100 % o seu tempo. O Sr. Rui Tavares (L): — É verdade, e terminarei.