O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 DE FEVEREIRO DE 1984

2159

c) Informática, com duas áreas de especialização:

Ciências da Computação: Informática de Gestão;

Universidade do Minho (Portaria n.° 1015/ 82, de 21 de Novembro);

d) Ciências da Electrotecnia, nas áreas de espe-

cialização de:

Informática;

Instrumentação e Controle;

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Portaria n.° 33/83, de 10 de Janeiro);

e) Sistemas e Computadores Digitais — Facul-

dade de Engenharia da Universidade do Porto (Portaria n." 95/83, de 29 de Janeiro).

2 — Está criado, mas ainda não em funcionamento, o bacharelato em Informática no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

3 — Além dos cursos enumerados, expressamente vocacionados para o ensino da informática, existem em inúmeros cursos superiores cadeiras introdutórias de informática.

4 — Os cursos de electrónica incluem igualmente um conjunto mais ou menos especializado de cadeiras de Informática, nalguns casos constituindo mesmo verdadeiras especializações dentro da licenciatura ou bacharelato.

Direcção-Geral do Ensino Superior, sem data. — O Adjunto do Director-Geral. Afonso Costa.

DIRECÇÃO-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Informação

Assunto: Apoio estadual ao desenvolvimento da informática — Ensino superior.

Como introdução a esta informação, que pretende responder à alínea c) do requerimento do Sr. Deputado Magalhães Mota sobre o assunto em epígrafe, cita-se da nota justificativa, elaborada em 1982 por esta Direcção-Geral, a propósito de equipamento informático a adquirir para a Universidade Técnica:

Tem vindo o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral do Ensino Superior, a exercer um forte esforço financeiro no sentido de dotar as universidades com o equipamento de informática que lhes permita desenvolver adequadamente as actividades de ensino, investigação, prestação de serviços à comunidade e ainda a administração e gestão das suas escolas em moldes modernos.

Até 1981, o equipamento existente, além de ser escasso, situado essencialmente nas Universidades de Coimbra e do Porto e no Centro de Cálculo das Universidades de Lisboa, pertencente ao Instituto Nacional de Investigação Científica, encon-

trava-se bastante desactualizado, com um grau de rentabilidade muito baixo, agravado pelas avarias constantes que se produziam.

No decorrer de 1981 e até à presente data foram adquiridos material de informática e seus suportes lógicos para as Universidades do Porto e do Minho, concluídos os processos de adjudicação para as Universidades de Coimbra (1.° fase), Técnica de Lisboa, de Évora e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e iniciaram-se os estudos de informatização das Universidades Nova de Lisboa e de Aveiro [...].

Assim, temos:

1 — Universidade Nova de Lisboa. — Já foi adquirido em 1982 equipamento de cálculo automático para a Faculdade de Economia da Universidade Nova, pelo montante de 21 300 contos, prevendo-se 5800 contos das verbas do PIDDAC 83 para os últimos pagamentos. Para as obras de instalação desse equipamento estão inscritos 3000 contos.

2 — Universidade de Lisboa.—Também este ano foi adquirido material informático para o Centro de Cálculo da Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo custado a 1fase de aquisição 25 559 contos, e a 2." fase, que terminará em 1984, 18 441 contos. Estão previstos para a instalação do material, adjudicado à IBM, 3600 contos das verbas do PIDDAC.

A aquisição deste equipamento está compreendida em acordos com o BIRD.

3 — Universidade Técnica de Lisboa. — Quanto à Universidade Técnica, esta foi, por despacho de 5 de Maio de 1983 do Sr. Primeiro-Ministro, autorizada a, provisoriamente, adjudicar à TELEMÁTICA e à IBM o fornecimento de material informático e seus suportes lógicos destinados, respectivamente, à Escola Superior de Medicina Veterinária, ao Instituto Superior Técnico, ao Instituto Superior de Educação Física, à Reitoria e Serviços Sociais da Universidade Técnica de Lisboa (nó oriental) e ao Instituto Superior dc Economia e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (nó central). As verbas necessárias para o suporte das despesas autorizadas pelo despacho citado serão obtidas pelas dotações do PIDDAC, estando previsto que sejam distribuídas do seguinte modo pelos anos económicos:

1983 — 118 000 contos;

1984 — 115 000 contos; 1985— 46 000 contos.

A aquisição deste equipamento está compreendida em acordos com o BIRD.

4 — Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. — O processo de aquisição de micro e minicomputadores para o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, no valor total de 21 850 contos, teve o seu início em 1982 e terminará em 1985, estando previstas as seguintes distribuições de encargos, a pagar pelas verbas do PIDDAC:

1983— 2300 contos (2.a fase);

1984— 5000 contos (3.° fase);

1985 — 10 000 contos (4." fase).

5 — Universidade de Coimbra. — À Universidade de Coimbra —transitoriamente até à aquisição do