O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

754-(8)

II SÉRIE — NÚMERO 37

Trabalhadores dos Espectáculos, dos Trabalhadores na Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares, dos Telefonistas e Ofícios Correlativos do Distrito de Lisboa, dos Teénicos de Desenho, das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas, dos Cobradores e Profissões Similares e das Indústrias Químicas. .

2 — Quadro geral da imprensa

2.1 - Novos órgãos e reaparecimento ob pubficactos

Açoreano Oriental

O antigo semanário Açoreano Orientai apareceu no dia 3 de Janeiro em Ponta Delgada, na sua qualidade de diário matutino, substituindo o jornal Açores, que vai passar a sair semanalmente.

Jorna/ de Economia

Foi publicado em 22 de Fevereiro o primeiro número de um novo diário com o título Jornal de Economia. É seu director José Manuel Morais Cabral, dirigente da CIP, sendo propriedade da imprensa. Este diário, segundo o editorial de apresentação do n.° 0, dirigir--se-á «às forças económicas, aos quadros gestores e, geralmente, aos responsáveis pela condução quotidiana das actividades empresariais».

Mecânica Popular

Foi publicado em Fevereiro o primeiro número de uma revista intitulada Mecânica Popular, que se dedica à ciência popular, decoração, carpintaria, automóvel, jardinagem, avião, bricolagem, etc.

Terras Quentes

Saiu em Fevereiro o primeiro número de Terras Quentes, revista mensal de investimento no comércio e turismo. A nova publicação é dirigida por Remy Freire e editada por José Manuel Teixeira.

Corre/o da Manna

A 19 de Fevereiro foi publicado o primeiro número de um novo diário, o Correio da Manhã, dirigido por Vítor Direito. Este matutino, de formato tablóide, cuja apresentação gráfica se inspira nos jornais ingleses de grande expansão, define-se como «privado, independente e democrático». A chefia da redacção é assegurada por Bernardino Coelho.

Revista M

Saiu em Maio o primeiro número da revista M, dirigida por Maria Belo, quase toda feita por mulheres que pretendem dizer «quem são e o que querem». No editorial do primeiro número sublinha-se que o objectivo da revista é «falar das questões específicas das mulheres».

Quinze

Saiu o primeiro número de um novo jornal dedicado aos espectáculos, intitulado Quinze e tendo como director Paulo Medeiros e como chefe de redacção Neves de Sousa. Tem periodicidade quinzenal.

A Nação

Publicou-se no dia 10 de Junho o n.° 0 do vespertino A Nação, de que é director e chefe de redacção o jornalista Carlos Pina, antigo director de O Dia. O novo diário iniciou a sua publicação efectiva a 18 de Junho e no seu estatuto editorial pode ler-se que «é um verpertino de grande informação, independente e rigoroso» e que «privilegiará os interesses e as causas comuns de Portugal e dos novos países africanos de língua portuguesa».

O Dez de Junho

Iniciou no dia 10 de Junho a sua publicação o semanário O Dez de Junho, de que é director o jornalista João Salvado. Segundo o estatuto editorial, esta nova publicação é «um semanário orientado na defesa dos princípios expressos na Declaração dos Direitos do Homem e inspirado nos valores do humanismo cristão».

Jorna/ da Mulher

Foi posto à venda em Julho o n.° 0 do Jornal da Mulher, semanário de actualidade e informação, de que é proprietário e director José Figueiredo. No seu estatuto editorial afirma-se ser um semanário «independente, defensor da liberdade de expressão, pensamento e credo religioso».

Diário de Macau

Iniciou a sua publicação no dia 10 de Julho em Macau um novo jornal de língua portuguesa, de formato tablóide, o Diário de Macau.

Serplssla

Após um interregno de quatro anos, a vila de Serpa, Baixo Alentejo, voltou a dispor de novo de um jornal, desta feita um semanário, o Serpissia.

Diana

No dia 1 de Agosto saiu o primeiro número de Diana, uma nova revista portuguesa dedicada à caça, à pesca desportiva e à protecção da Natureza. Editado pela empresa Liber, que o faz suceder, a cerca de um ano de distância, ao semanário Tele-caça, o mensário Diana herda o seu nome de uma outra revista que, contemplando uma temática similar, saiu durante a primeira metade dos anos cinquenta.

Portugal Ho/e

Portugal Hoje é um novo matutino lisboeta, cuja publicação teve início no dia 5 de Outubro. O director é João Gomes e o chefe de redacção Nuno Coutinho.