O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

13 DE JANEIRO DE 1988

754-(13)

António Reis e Arons de Carvalho, ao optarem pelo método de 'acção directa* junto do presidente do conselho de gerência da EPNC, 'esquecidos' de que a Lei de Impresa diz claramente (artigo 19.°) que ao director do jornal compete 'a orientação, superintendência e determinação do conteúdo do periódico'.»

O Sindicato dos Jornalistas afirmou no dia 24 que não vê quaisquer motivos para pôr reservas ao afastamento de Sousa Tavares do cargo de director de A Capital.

«Os editoriais de Sousa Tavares», diz o Sindicato dos Jornalistas, «fizeram, por vezes, a defesa de posições próprias ou de grupos a que se encontrava ou encontra ligado, em termos desrespeitosos para as leis fundamentais e para as instituições do País.»

O jornal O Dia, de 31, com o título de chamada na primeira página «Sousa Tavares acusa — O Sr. Figueiredo confirma chantagem — Tudo sobre o saneamento político do director de A Capital», publicava na p. 13 o «Documento de João Figueiredo ao Conselho de Ministros — Um tratado de saneamento político», «A estratégia de Daniel Amaral» e «A actuação de Figueiredo analisada por Sousa Tavares».

Nesse mesmo dia o Ministro João Figueiredo foi interrogado pelos jornalistas, quando entrava para o Conselho de Ministros, sobre a veracidade dos documentos publicados pelo jornal O Dia.

O Ministro reconheceu ser seu o documento em causa, embora, como disse, talvez por erro tipográfico, ele esteja truncado e o seu sentido, consequentemente, haja sido bastante alterado.

A uma pergunda sobre se ia apresentar o «caso Sousa Tavares» a Conselho de Ministros respondeu que «o caso não é da competência do Conselho de Ministros. O que se vai discutir», afirmou, «é a recomposição do conselho de gestão da Empresa Pública dos Jornais Notícias e Capital.»

2.4.4 — Outras alterações e mudanças

Novo director de O Dia

A partir do dia 24 de Abril, o director de O Dia passou a ser Francisco Braz de Oliveira, que substitui neste lugar Carlos Pina.

Substituição do director do Diário do Alentejo

Henriques Pinheiro, que dirigia o jornal de Beja Diário do Alentejo desde 29 de Abril de 1975, pediu a demissão das suas funções, evocando motivos de ordem profissional.

A administração da empresa designou para substituir o director cessante, que se demitiu a seu pedido, o Dr. Casimiro Heitor (Diário Popular, de 9).

Voz Portucalense

Vai assumir o cargo de director do semanário diocesano do Porto Voz Portucalense o Padre Dr. Raimundo de Castro Meireles, antigo colaborador permanente daquele jornal.

Sucede ao Dr. Serafim Ferreira e Silva, que deixa a direcção do semanário por ter sido nomeado bispo auxiliar de Braga.

Demissão do presidente da comissão administrativa da Empresa Pública Noticias-Capital

Devido à actual situação no Diário de Notícias, motivada pela greve de zelo do quadro gráfico, o presidente da comissão administrativa da Empresa Pública Noticias-Capital, Moreira do Amaral, apresentou o seu pedido de demissão ao Ministro da Comunicação Social (imprensa de 16 de Agosto). O Conselho de Ministros decidiu no dia 22 de Agosto aceitar esse pedido de exoneração e nomear para o mesmo cargo, depois de ouvidos os trabalhadores da EPNC, o economista Daniel Pacheco Amaral.

A nomeação tem carácter interino, ficando a sua confirmação dependente do parecer do Conselho de Informação para a Imprensa, solicitado pelo Ministro da Comunicação Social.

Governo substitui gestores na RDP, RTP e Século-Popular

O Governo de Maria de Lourdes Pintasilgo nomeou interinamente novos elementos para o conselho de gerência da Empresa Pública Século-Popular e para as comissões administrativas da RTP e RDP. Os nomeados substituíram sobretudo elementos colocados à frente desses organismos de comunicação social pelo governo Mota Pinto.

Em comunicado distribuído no dia 11 de Setembro o Sindicato dos Jornalistas congratulou-se com esta medida do Executivo, afirmando que ela se insere «no conjunto de medidas que o Sindicato dos Jornalistas de há muito vem defendendo no sentido da reposição da legalidade no sector e da prática de um efectivo pluralismo. O Ministro da Comunicação Social, João Figueiredo, conferiu posse no dia 7 de Setembro, no seu gabinete, ao Dr. Daniel Amaral nas funções de presidente do conselho de gerência da Empresa Pública Noticias-Capital.

Trabalhadores do Diário Popular pedem regresso de Represas da Mata

Mais de duas centenas e meia de trabalhadores do Diário Popular solicitaram a reintegração de um elemento do conselho de gerência recentemente exonerado pela equipa de Humberto Lopes.

No documento, a propósito (e para o efeito) enviado ao major João Figueiredo, os trabalhadores do Diário Popular que o subscrevem afirmam que esse ex--elemento do conselho de gerência, João Represas da Mata, revelou no decurso do exercício do seu mandato «a maior dedicação e competência», tendo granjeado «a admiração dos signatários» (imprensa de 15 e 17 de Setembro).

Novos gestores da RTP, RDP e EPSP

O Ministro da Comunicação Social, major João Figueiredo, conferiu no dia 20 de Setembro posse aos novos gestores da RTP, RDP e EPSP.

Tomaram posse os Drs. Carlos de Sousa e Brito e José Vaz de Mascarenhas, e pela RTP, pela RDP, o engenheiro Amílcar Soares Martins, na presidência, e os engenheiros José Prestes da Fonseca e Rui Rocha Santos, como vogais, pela EPSP, o Dr. Jorge Pegado Liz, na presidência, e o Dr. Miguel Rodrigues Bastos e o major Santos Cruz.