O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

910-(4)

II SÉRIE-A — NÚMERO 48

ANEXO

Preparar Portugal para o século xxi

Opções Estratégicas

SUMÁRIO

Introdução.

1 —Grandes tendências de evolução internacional:

Situação geo-estratégica internacional.

Demografia.

Ambiente.

Actividade económica. Globalização e concorrência internacional. Política económica nos países industrializados. A Comunidade Europeia.

2 — Perspectivas para o desenvolvimento do País:

Problemas e desafios. Potencialidades.

3 — Grandes opções e linhas estratégicas de acção:

I .* opção — preparar Portugal para o novo contexto europeu:

Afirmar a identidade nacional na diversidade europeia, valorizando o património histó-

rico-cultural do País. Garantir a segurança externa, contribuindo para a defesa europeia. Valorizar Portugal como nó de relacionamento da Europa com o mundo, ocupando assim

uma posição mais central no contexto europeu. Promover um crescimento sustentado, no quadro da união económica e monetária.

2.* opção — preparar Portuga) para a competição numa economia global:

Qualificar os recursos humanos para uma nova presença de Portugal nos mercados internacionais, dinamizando o mercado de trabalho e potenciando as capacidades dos jovens.

Criar infra-estruturas e redes para a internacionalização e modernização da economia.

garantindo o seu funcionamento eficiente. Melhorar a competitividade do tecido empresarial, tomando Portugal uma localização

atraente para actividades de futuro. Reduzir as assimetrias regionais de desenvolvimento, mobilizando as potencialidades do

litoral, do interior e das ilhas atlânticas.

3.* opção — preparar Portugal para uma vida de mais qualidade:

Melhorar o ambiente, apoiando um desenvolvimento económico sustentável. Renovar as cidades, promovendo a qualidade de vida urbana. Melhorar as condições de saúde e de protecção social, combatendo a exclusão. Adequar a Administração Pública às tarefas de um Estado moderno, redimensionando-a e promovendo a qualidade.

4 — Das Opções Estratégicos ao Plano de Desenvolvimento Regional:

O Plano de Desenvolvimento Regional.

As Opções Estratégicas e o Plano de Desenvolvimento Regional.

Introdução

Para os próximos anos o Governo propõe aos Portugueses um projecto com ambição — «Preparar Portugal para o século xxi».

Constituindo, sem dúvida, um enorme desafio, este projecto integra o estímulo da criação de uma base económica e social que perdure no tempo e venha a marcar as condições de vida e a evolução das novas gerações.

Trata-se, acima de tudo, de edificar no presente a construção dos alicerces estruturais que no futuro confiram ao País as condições para assumir um papel que a sua história e posicionamento geo-estratégico sugerem e reclamam.

Num contexto carregado de incertezas, em que a mudança a nível planetário é a envolvente com mais forte presença, a tarefa apresenta-se seguramente com dificuldades e responsabilidades acrescidas para os agentes que terão de conferir uma resposta a esta imposição histórica.

Não pode, no entanto, haver lugar para abrandamentos e hesitações, importando encarar com determinação as vulnerabilidades detectadas e valorizar as potencialidades que o País apresenta, delas retirando os fundamentos para as escolhas que melhor haverão de sustentar a estratégia de desenvolvimento a concretizar neste limiar de um novo século.