O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

900

II SÉRIE-A — NÚMERO 34

O crescimento urbano processou-se:

Para poente da estrada nacional n.° 10, com predomínio da habitação, e continuou até uma barreira mais recente, a Auto-Estrada do Norte. Neste sentido do crescimento, aglutinou a Quinta da Bolonha, a Quinta da Piedade, o Casal da Serra, o Bairro dos Caniços e ainda os Quintais, e, já para além da auto-estrada, o bairro de origem ilegal de Bragadas, hoje urbanizado;

Para poente do caminho de ferro o crescimento foi essencialmente industrial e apresenta hoje um grau de 1 envelhecimento das suas estruturas devido ao encerramento de algumas unidades fabris. A parte residencial desta zona resume-se a um conjunto de edifícios junto da estação de caminhos de ferro, ao quartel dos bombeiros e ao Bairro dos Avieiros.

O forte crescimento e densificação entre a estrada nacional n.° 10 e a auto-estrada transformaram a estrada nacional n.° 10 numa via urbana, tendo desaparecido todas as infra- estruturas viárias existentes.

Um dos maiores problemas da Póvoa de Santa Iria tem a ver com as acessibilidades, concretamente a circulação interna na Póvoa antiga, já que as características da sua estrutura de arruamentos dificulta e condiciona a articulação dos sistemas de transportes colectivos e particulares com a estação de caminho de ferro.

Área industrial

As unidades industriais mais antigas localizam-se principalmente entre o rio Tejo e a via férrea; as mais modernas encontram-se instaladas na Quinta da Piedade e Casal da Serra.

De entre estas unidades industriais destacamos:

Solvay Portugal (química);

Van Leer (fábrica de embalagens metálicas);

Pedro Porto — Aparelhos de Pesagem, L.^;

FP Porto — equipamentos para a indústria hoteleira;

SOMEC — Sociedade Metropolitana de Construção Metalomecânica;

SOMAGUE — Sociedade de Construções, S. A.;

ANTEREX — fabrico e montagem de equipamentos para as indústrias de moagem e rações para o mercado nacional e estrangeiro;

AFDMOMAQ — construções de máquinas de rotular, capsular e enchimento para o mercado nacional e estrangeiro;

SüNCORAL — sociedade industrial de cosmética;

ANIDAS — construções metálicas;

Interox Portuguesa (química);

Dan Cake (alimentar);

Panificação Florestal da Póvoa (alimentar);

LICARTUR — supermercado de grande dimensão de

materiais de construção e bricolage;

SOMECÂN1CA — reparação de automóveis;

V7CAREL — reparação de automóveis;

MÓVEIS — restauro de móveis;

PROTECO — serviços profissionais técnicos — fábrica de estruturas metálicas e mão-de-obra especializada;

MAGONOL — importador de matéria-prima para a indústria de plásticos; POGALIS — importador de colas industriais;

CONDISOL — embalagem c acondicionamento de

óleos;

OCHOA — transportes urgentes de mercadorias-, TULIPEL — comércio de papéis; Laboratório de prótese dentária; Luso Aerólica — ar condicionado e climatização; TAVTPNEU — comércio de pneus, calibragem e alinhamento;

MAQULNTER — comércio de máquinas; Manuel Caiado — contabilidade e documentação; TTI — transportes internacionais; Transbretanha — transportes internacionais; Transportes Nunes — transportes internacionais; BORPIL — embalagem e acondicionamento de pimentão para exportação.

Parque industrial EUROFIL

É um parque industrial criado no antigo espaço da EUROFIL, situado entre o rio Tejo e o caminho de ferro, onde predominam empresas de logística e transporte, havendo ainda oficinas metalomecânicas, indústria gráfica e carpintaria mecânica.

Comércio e serviços

A distribuição espacial do comércio e serviços na Póvoa de Santa Iria divide-se pelos dois núcleos que hoje constituem a vila: o núcleo antigo, que designamos «Póvoa histórica», e a «Póvoa nova», constituída pelas urbanizações da Quinta da Piedade, Casal da Serra e Bolonha.

No núcleo antigo situam-se unidades de comércio diário, em que o número de trabalhadores é reduzido e na sua maior parte de exploração familiar. Na Póvoa nova, ao contrário, existem já unidades de comércio bastante modernas, de nível moderníssimo e atraente, sendo de destacar empresas de serviços e grandes espaços comerciais (hipermercados e centros comerciais). É, sem dúvida, curiosa a exjstência de modernos estabelecimentos de equipamentos para o íar, que estarão certamente relacionados com. a oferta de habitação da freguesia. É também de salientar a existência de firmas de transportes internacionais localizadas no Casal da Serra.

A ocorrência das unidades funcionais no aglomerado é a seguinte:

Comércio alimentar —: 39;

Comércio de utensílios para o lar — 18;

Comércio especial — 8;

Comércio de produtos variados — 6;

Comércio de máquinas, peças— 10;

Serviços alimentares — 34;

Serviços de reparação — 11;

Bancos e seguros — 7;

Serviço de ensino — 7;

Administração Pública — 5;

Serviços recreativos e culturais — 6;

Serviços de segurança social — 3;

Protecção e segurança — 4;

Desporto — 5;

Outros serviços— 10;

Escolas de condução automóvel — 2;

Farmácias — 2;

Stands de automóveis — 4.