O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1019 | II Série A - Número 033 | 12 de Outubro de 2002

 

No Torrão de Lameiro trabalhavam as companhas dos Marretas (gado a puxar as redes) e dos Marroquinos (tractor a puxar as redes).
No Furadouro, o gado que auxiliava aquando da largada e da chegada dos barcos, que puxava as redes, foi substituído nessas fainas pelo tractor. E os dois remos servem agora apenas na partida e chegada dos barcos; é o motor de apoio que o leva até ao local do lançamento das artes, e o traz de volta.

42 - Tauromaquia (15 de Agosto de 1976)

Ovar nunca teve praça de touros e somente a praia do Furadouro, no quintal da Assembleia, onde se ergueram bancadas e curral para o gado, viu garraiadas.
Destas, tiveram fama as realizadas a 5 e 7 de Outubro de 1917, por amadores do Porto, Espinho e Aveiro.
A 15 de Agosto de 1976, numa praça desmontável, situada na rotunda do topo norte da avenida Infante D. Henrique, na praia do Furadouro, teve lugar uma corrida de touros, da empresa Fernando dos Santos, com a colaboração da câmara municipal. Intervieram neste primeiro espectáculo de touros no concelho de Ovar, o cavaleiro José M. Santana, os espadas José Júlio e Fernando dos Santos e o grupo de forcados amadores de Montemor que, capitaneados por José Manuel Comenda, efectuaram três pegas. Foram lidados touros da Cooperativa 18 de Agosto; uma banda de música abrilhantou o espectáculo, e os bilhetes foram desde 80$00.

43 - Parque de campismo do Furadouro (9 de Junho de 1977)

A 9 de Junho de 1977, coincidindo como XI Acampamento Nacional, com a presença de cerca de 3000 companheiros campistas, com 900 caravanas e tendas, foi inaugurado, o Parque de Campismo do Duradouro.
O Parque de Campismo do Furadouro, a norte da praia, o maior de todos os parques particulares do País, acha-se instalado em terreno cedido pela Florestal de Aveiro. Pertença da câmara municipal, funciona em regime de exploração por contrato firmado entre a câmara e o Clube de Campismo de S. João da Madeira.
No verão de 1979, funcionários camarários, protegidos pela PSP, destruíram um acampamento selvagem na praia do Furadouro.

44 - Paraquedismo (Setembro de 1977)

Em Setembro de 1977, na festa do mar, na praia do Furadouro, efectuou-se, pela 1.ª vez em Ovar, uma largada de paraquedistas.

45 - A monografia do Furadouro (1984)

Em 1984, a Câmara Municipal de Ovar publicou a obra do Dr. Eduardo Lamy Laranjeira - O Furadouro. O povoado, homem e o mar -, com prefácio do Dr. Alberto Sousa Lamy. Este, na sua Monografia de Ovar (1977), sistematizara já a pesca naquela praia.

46 - As visitas presidenciais ao Furadouro - General Ramalho Eanes (25 de Julho de 1984), Dr. Mário Soares (25 de Julho de 1989), e Dr. Jorge Sampaio (26 de Julho de 1998)

O General Ramalho Eanes, a 25 de Julho de 1984, na Rotunda do Carregal, descerrou um pequeno padrão inaugurando a nova avenida do Emigrante, ligando o Carregal ao Furadouro; na presença duma formatura dos Bombeiros de Ovar e Esmoriz.
O Presidente da República visitou, depois, o parque Desportivo do Clube D. do Furadouro.
A 25 de Julho de 1989, o Dr. Mário Soares deslocou-se à praia do Furadouro onde inaugurou O Monumento à Varina, obra do escultor António Lagoa Henriques. No local, onde "apanhou o único verdadeiro banha de multidão do dia" (Terras do Var), esteve presente uma grande representação do Centro Social do Furadouro e do Clube Desportivo da praia, tendo o Presidente da República passado por baixo das redes que lhe prestaram as respectivas honras do estilo.
O Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, a 26 de Julho de 1998, teve no Furadouro uma recepção calorosa. Realizou-se, então, o lançamento da 1.ª pedra da 2.ª fase da Reconversão Urbanística da praia.

47 - O Mercado do Furadouro (1990)

Refere o Dr. Eduardo Lamy Laranjeira (O Furadouro, 1984), que "desde 1890 que foi aspiração da Praia possuir um mercado que servisse a grande colónia de veraneantes".
Em 23 de Setembro de 1918, em reunião ordinária, a câmara municipal deliberou construir um mercado; que ficasse localizado a sul da avenida Central e a poente da avenida Tomás Ribeiro. Porém, só em 1926 é que a ideia foi novamente retomada, e resolvida a construção dum mercado a descoberto".
O mercado veio a ser construído durante os anos quarenta, no Estado Novo, na rua da Capela Velha.
A 20 de Agosto de 1986, foi vendido, pela câmara municipal, o terreno deste 1.º mercado do Furadouro; e, em 1990, as obras de construção do novo mercado, na zona sul da praia, foram adjudicadas à empresa Construtora da Bairrada - Construções Limitada.

48 - Surf e body-board no Furadouro (1991)

A 16, 17 e 18 de Agosto de 1991, no Furadouro, realizou-se o 1.º campeonato de surf e body-board, com a participação de 132 concorrentes.

49 - O posto médico da praia do Furadouro (26 de Novembro de 1994)

A 26 de Novembro de 1994, na câmara da presidência do Dr. Armando França Rodrigues Alves, foi inaugurado o posto médico da praia do Furadouro. A 30 de Setembro de 1993, fora adquirido um rés-do-chão; propriedade de Maria Palmira Carvalho e Cunha Pacheco Nobre, para a sua instalação.

50 - O Primeiro-Ministro, Eng.º António Guterres, na praia do Furadouro (3 de Maio de 1996) - a inauguração da Reconversão Urbanística

O Primeiro-Ministro, Eng.º. António Guterres, esteve na praia do Furadouro, a 3 de Maio de 1996, onde inaugurou, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Armando França, e vereadores, a Reconversão Urbanística (1.ª fase) das avenidas Central e Marginal. Esta obra, iniciada em Janeiro de 1995, custou 260 000$00.