O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0019 | II Série A - Número 061 | 10 de Novembro de 2005

 

Despesa Nacional

Ministério das Finanças e da Administração Pública

Em 2005 o mercado de trabalho apresenta-se de acordo com a actual situação económica do País. De facto, a taxa de desemprego esperada agravará a tendência registada desde 2001, estimando-se que a taxa em 2005 atinja 7,4%.
Neste contexto espera-se um crescimento salarial moderado, inferior a 2004, e uma desaceleração da produtividade aparente do trabalho, que resultará num aumento dos custos de trabalho por unidade produzida.

População activa, emprego e desemprego

Ministério das Finanças e da Administração Pública

Relativamente aos preços, verificou-se em 2005 uma elevada subida, consequência da evolução dos preços da energia. Apesar deste aumento, nomeadamente no preço do petróleo, o reflexo nos preços no consumidor foi moderado, prevendo-se que a inflação para o conjunto do ano se situe ligeiramente abaixo do verificado em 2004.

Índice de preços no consumidor
(Taxas de variação em %)

Ministério das Finanças e da Administração Pública

Desde 2003 que as necessidades líquidas de financiamento da economia portuguesa face ao exterior têm vindo a aumentar. O défice do agregado da balança corrente e de capital atingiu os 6619 milhões de euros nos