O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

56 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

vasto conjunto de domínios incluindo Defesa, Polícia e Justiça. Foi desenvolvido o planeamento político estratégico para a futura missão PESD no Leste do Chade e no Nordeste da República Centro-Africana, que terá por objectivo garantir a estabilização de segurança na região, incluindo o Sudão/Darfur, e assegurar as condições mínimas necessárias para a prossecução dos esforços humanitários no respectivo teatro de operações.

Prosseguiram as missões PESD na Bósnia e Herzegovina (Operação Althea e EUPM) e nos Territórios Palestinos – EUPOL COPPS (missão de polícia) e EUBAM Rafah (controle de fronteiras). Foi lançada uma missão civil de polícia no Afeganistão (Eupol Afghanistan). Prosseguiram igualmente as missões no âmbito da Reforma do Sector da Segurança na República Democrática do Congo – EUSEC (militar) e EUPOL RDC (civil).

O apoio da UE à missão da União Africana no Darfur (AMIS) prosseguiu também no decurso de 2007, tendo sido terminado no final do ano, com a transferência de autoridades da AMIS para a missão híbrida ONU/UA (UNAMID), em 31 de Dezembro.
No Conselho de Novembro (vertentes Desenvolvimento/ /Defesa), foram adoptadas Conclusões sobre o nexo entre segurança e desenvolvimento, contributo importante para a coerência da acção externa da UE.

Europa de Leste, Ásia Central e Cáucaso do Sul

Rússia: Portugal, enquanto Presidência da UE, envidou todos os esforços no sentido de aprofundar o diálogo político com a Rússia e avançar na implementação dos quatro Espaços Comuns. Assim, é de destacar a realização da Cimeira de Mafra, em Outubro, bem como a realização, em 10 de Dezembro, do Conselho de Parceria Permanente MNE.

Ásia Central: Portugal, durante a sua Presidência da UE, deu início à implementação da Estratégia da UE para a Ásia Central (2007-2013). A Estratégia identifica os interesses estratégicos da União na região, tanto no domínio bilateral como no da