O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

52 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

posições com eventuais consequências negativas para a OSCE em geral e a Ministerial de Madrid em particular. Coube a Portugal assegurar a coordenação a 27, bem como as intervenções a serem proferidas em nome da União, durante a “Human Dimension Implementation Meeting” (HDIM) e a Ministerial de Madrid. Também aqui foi necessário ter em conta as posições da Rússia, particularmente numa Ministerial que teve lugar dois dias antes das eleições russas de Dezembro, ensombrada por problemáticas tão sensíveis como o Kosovo, a moratória russa ao Tratado “Conventional Forces in Europe” (CFE) e o sistema de defesa anti mísseis norte-americano.

Portugal seguiu de perto os dossiers geográficos mais sensíveis (Uzbequistão, Quirguistão, Turkemenistão, Casaquistão, Bielorrússia, Kosovo, Moldova, Geórgia e Nagorno Karabakh), privilegiando intervenções de carácter progressivo, procurando posições firmes, mas não extremadas e mantendo abertas janelas de diálogo. No que respeita aos “conflitos congelados”, Portugal defende o reforço do papel da OSCE na resolução daqueles conflitos, incluindo na investigação da queda de um míssil na Geórgia, em 16 de Agosto.

Conselho da Europa (CdE): a 25ª Reunião Quadripartida entre a UE e o CdE, em Estrasburgo, a 23 de Outubro, incidiu sobre os seguintes temas: implementação do Memorando de Entendimento, cooperação entre a UE e o Conselho da Europa para a promoção da Democracia e cooperação entre a UE e o Conselho da Europa no quadro da PEV.

Grupo de Trabalho sobre as Nações Unidas (CONUN): os trabalhos do CONUN centraram-se, em 2007, no seguimento da promoção da iniciativa “UN System-wide Coherence” (SWC) e da resolução da questão da participação da UE na Comissão de Consolidação da Paz (“Peacebuilding Comission” - PBC). Foram introduzidos novos temas e objectivos na agenda, com destaque para o reforço do multilateralismo efectivo, reforço dos contactos do CONUN com o sistema das Nações Unidas, alargamento das