O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

50 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

As negociações do Acordo de Readmissão foram formalmente concluídas, aguardandose a respectiva rubrica.

b) Política Externa e de Segurança Comum

Grupo de Trabalho sobre Terrorismo (COTER): durante o ano de 2007, as Presidências alemã e portuguesa conferiram à luta contra o terrorismo uma atenção particular. Os mais recentes atentados vieram demonstrar que o terrorismo continua a representar uma ameaça grave à segurança da UE e que os EM devem continuar a cooperar no sentido de reforçarem e implementarem medidas no domínio do contraterrorismo.

À Presidência portuguesa coube dar continuidade aos programas das anteriores presidências e reforçar a implementação dos instrumentos à disposição da UE na luta contra o terrorismo, nomeadamente do Plano de Acção de Combate ao Terrorismo e do Plano de Acção de Combate à Radicalização e Recrutamento. No decurso da Presidência portuguesa, foi nomeado o novo Coordenador da UE para o contra-terrorismo.

A Presidência portuguesa organizou um Seminário sobre Radicalização, em Setembro, dedicado á temática “Prevenir e responder á radicalização dos jovens: o papel das Escolas, dos Textos e dos Formadores”. Em termos de assistência da UE a países prioritários, foram identificados, no âmbito do COTER, sete países prioritários. Foram lançados novos projectos de cooperação com alguns destes países, debatidas formas de acesso aos instrumentos financeiros à disposição dos EM para projectos de cooperação na área do contra-terrorismo e reavaliada a estratégia de assistência técnica da UE a estes países prioritários. Foi realizado um Seminário com a Indonçsia, em colaboração com o “Jakarta Centre for Law Enforcement Cooperation” (JCLEC), que visa a cooperação na região asiática,