O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

48 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

República da Coreia: a UE iniciou com a Coreia negociações de um Acordo de Comércio Livre (ACL), em 6 de Maio, que prosseguiram a bom ritmo com a realização, ainda em 2007, de cinco rondas negociais. A celebração do ACL insere-se na nova estratégia comercial da UE que levou à aprovação pelo Conselho de mandatos de negociação de ACL com a Coreia, a Índia e a ASEAN.

O Conselho afirmou também o interesse em reforçar o relacionamento UE-Coreia para cobrir áreas políticas como a não proliferação, anti-terrorismo e direitos humanos.
Considera-se que esta será também uma oportunidade para actualizar o Acordo-Quadro de Comércio e Cooperação de 2001, cobrindo novas áreas. Índia: em Abril, o Conselho aprovou o mandato de negociação do ACL com a Índia, tendo determinado igualmente o aprofundamento das relações políticas, através da actualização do Acordo de Cooperação de 1994, ou da negociação de um novo APC, incluindo cláusulas políticas (não proliferação, contra-terrorismo, entre outras).

As negociações do ACL UE-Índia arrancaram em Junho, sendo que se seguiram negociações em Outubro e em Dezembro.

A partir de um documento organizado pela Presidência portuguesa, preparou-se a VIII Cimeira UE-Índia que se realizou em Nova Deli, em Novembro. Foram adoptados uma Declaração Conjunta e um Relatório de Implementação do Plano de Acção Conjunto UE-Índia. A UE e a Índia acolheram os progressos na implementação do Plano de Acção Conjunto, constatando que este será objecto de avaliação em 2008 e que, nessa ocasião, ambas as partes equacionarão formas e meios de aprofundar o enquadramento global das relações. Espera-se que este exercício possa abrir caminho a um futuro APC, conforme pretendido pela UE.

Por ocasião da Cimeira, foi assinada a renovação do Acordo de Ciência e Tecnologia, bem como o Memorando de Entendimento entre a Comissão e a Índia sobre o Programa Indicativo Plurianual 2007-2010.