O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

47 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

conteúdo negocial, ao calendário de negociações (2 anos para conclusão) e à estrutura dos vários Grupos de Trabalho criados para a negociação. Em Outubro teve lugar a segunda ronda de negociações. Na Cimeira UE-ASEAN de Novembro, comemorativa dos 30 anos de relacionamento entre as duas regiões, avaliaram-se as relações e a cooperação ao longo das últimas três décadas e perspectivou-se uma maior cooperação em torno de temas globais, designadamente no âmbito da energia e desenvolvimento sustentável. Estiveram também em destaque o comércio, as alterações climáticas, a situação no Afeganistão e na Birmânia. A Cimeira adoptou uma Declaração Conjunta e um Plano de Acção que implementará a Declaração de Nuremberga, com vista ao aperfeiçoamento da parceria UE-ASEAN. Foi também decidida a adesão da UE ao Tratado de Amizade e Cooperação da ASEAN. China: em Janeiro de 2007 foram lançadas as negociações do APC, o qual regerá as relações bilaterais, reforçará o relacionamento político, acrescentará novos domínios à cooperação existente e actualizará a cooperação económica e comercial, substituindo o Acordo de Comércio e Cooperação de 1985.

Em Novembro, realizou-se a X Cimeira UE-China, em Pequim. A Presidência portuguesa acompanhou a preparação da Cimeira, tendo informado e promovido o envolvimento dos EM, tanto na elaboração da agenda, como na discussão do projecto de declaração conjunta, procurando acolher as suas propostas. A Cimeira adoptou uma Declaração Conjunta e apreciou o desenvolvimento das relações nos últimos dez anos, sendo positivo o balanço da cooperação bilateral.

Ambas as partes acordaram estabelecer, até Março de 2008, um Diálogo Económico e Comercial de Alto Nível, entre a Comissão Europeia e o Conselho de Estado da China, a nível do Vice-Primeiro-Ministro que irá discutir estratégias na cooperação económica, comercial e investimento, coordenar projectos bilaterais/estudos e desenvolver planos em sectores prioritários.