O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

91 | II Série A - Número: 017 | 16 de Outubro de 2010

Ainda em 2010, foram criados, no âmbito da gestão integrada destas soluções, dois outros sistemas, essenciais para a gestão integrada de recursos da AP:  GeDM - Sistema de Gestão de Dados Mestre, que permite a normalização de dados de classificação e utilização comuns;  GeSBI – Gestão e Soluções de Business Intelligence, composta por um conjunto de instrumentos analíticos e mapas, numa perspectiva integrada BIG (BI-Global), que ofereça aos trabalhadores e gestores a possibilidade de aferir a sua produtividade ou a dos respectivos serviços.
A primeira versão destes Sistemas (GeDM e GeSBI) já está a funcionar de forma integrada com a solução GeRFiP.
Ao nível da consolidação financeira e orçamental, está em fase de finalização o sistema Rede Integrada de Gestão dos Recursos Humanos do estado (RIGORE-Central), a usar pela DGO. Este sistema permitirá integrar e consolidar todos os organismos ao nível da AP-Central, tanto os organismos que já dispõem da solução GeRFiP como os restantes que disponham de outras soluções de POCP, embora para estes não se possa garantir o memo nível de detalhe e de qualidade da informação.
O ano de 2010 foi igualmente o ano de definição e instalação do Centro de Recursos Partilhados (CRP), tendo para o efeito sido definidas métricas e introduzidos níveis de serviço, que se encontram na fase final de validação e optimização.
Ao nível das infra-estruturas, foi consolidada a rede do MFAP, tendo sido disponibilizados acessos, plataformas e serviços, numa perspectiva de partilha de recursos. São exemplos, a gestão centralizada do licenciamento de software, e a disponibilização de acessos às plataformas de Internet, de e-mail, e de gestão de conteúdos, disponibilizados pelo Instituto de Informática. Entidades como o GPEARI, os SSAP, o GeRAP e a IGF já usufruem de algumas destas facilidades.
A gestão da Mobilidade Especial, encontra-se estabilizada, dando cumprimento aos normativos legais aplicáveis e promovendo o reinício de funções dos trabalhadores ali colocados (Programa MOBILIes).
Em 2010, foram ainda desenvolvidas pelo Instituto de Informática do MFAP duas aplicações que não tinham previamente sido consideradas:  A aplicação de disponibilização de certificados do tesouro (IGCP);  A aplicação para gestão do recrutamento de estagiários no âmbito do programa de Estágios profissionais na Administração Central (PEPAC), ao qual concorreram mais de 25 mil recém-licenciados.
A solução GeADAP (que implementa o SIADAP-123), disponível desde 2009, continua a consolidar a sua posição no seio da AP-Central, sendo já hoje utilizada por mais de 400 organismos de todos os ministérios. Para 2011, está em curso uma iniciativa, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), para disponibilizar o GeADAP à Administração Local.
Está igualmente em curso, numa iniciativa liderada pela AMA, a elaboração de um estudo tendo em vista a criação de uma cloud governamental que contribua para a racionalização da utilização das infraestruturas de TIC da AP (ex: partilha de capacidades, meios e recursos), facilite a interoperabilidade entre sistemas e permita a partilha eficaz de aplicações, processos e informação.
Em síntese, existe um esforço no sentido de consolidar e difundir as plataformas de serviços partilhados e de alargar este conceito às infra-estruturas de TIC, conferindo-lhes maior flexibilidade e transparência.