O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 | II Série A - Número: 076 | 2 de Fevereiro de 2011

Artigo 57.º Uso das insígnias de Grande-Colar

1- O Grande-Colar pode ser usado em simultâneo com a Banda do Grande-Colar e é sempre usado com a respectiva placa.
2- Os agraciados com o Grande-Colar de qualquer das Ordens, podem optar por usar apenas a Banda do Grande-Colar, desde que acompanhada da placa.

Artigo 58.º Uso das insígnias de Grã-Cruz

1- Com a Banda de Grã-Cruz é usada sempre a respectiva placa.
2- Nos casos da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, os agraciados com a Grã-Cruz podem usar, em simultâneo, a banda de Grã-Cruz e o colar correspondente, ou apenas este, mas sempre acompanhado da respectiva placa.

Artigo 59.º Uso de distintivos e insígnias nacionais e estrangeiras

1- As insígnias das condecorações nacionais precedem as estrangeiras e as das Ordens Honoríficas Portuguesas são colocadas, da direita para a esquerda, no lado esquerdo do peito, pela seguinte ordem de precedência: – Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito; – Cristo; – Avis; – Sant'Iago da Espada; – Infante D. Henrique; – Liberdade; – Mérito; – Instrução Pública; – Mérito Empresarial.
2- Quando as insígnias das condecorações não se contenham numa só linha, a ordem de precedência começa pela linha superior.
3- Por ocasião de um encontro diplomático, o agraciado com condecorações do país com quem se realiza o encontro pode usá-las em simultâneo com condecorações nacionais, precedendo nesse caso a condecoração estrangeira.
4- Com trajo civil que não seja de gala: a) Os detentores do grau de Cavaleiro, podem usar, no lado esquerdo do peito, uma fita das cores da ordem; b) Os agraciados com os graus de Oficial, Comendador, Grande-Oficial e Grã-Cruz podem usar, respectivamente e também no lado esquerdo do peito, uma roseta de 8 mm de diâmetro, com as cores da respectiva Ordem, a qual tem galão de prata para os comendadores, de ouro e prata para os grandes-oficiais e de ouro para os Grã-Cruzes; e os agraciados com o Grande-Colar, uma roseta de 12 mm de diâmetro, com as cores da Ordem, filetada interiormente de ouro.
5- Nas cerimónias solenes, os agraciados com diversas condecorações podem usar as miniaturas dos respectivos distintivos e fitas suspensas de uma corrente ou de uma pequena barra metálica, colocada no topo do peito, do lado esquerdo dos uniformes ou dos vestidos, ou na lapela esquerda dos trajos ou uniformes adequados.