O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

46 | II Série A - Número: 160 | 12 de Abril de 2012

Neste sentido, não obstante a chamada de atenção para o cumprimento do objetivo da Estratégia 2020 relacionado com a promoção da igualdade entre homens e mulheres, dado que existe um grande desequilíbrio de género entre investigadores, em Portugal registou-se um aumento significativo do número de mulheres na investigação científica, abrangendo uma percentagem de 44% do universo de investigadores, muito superior à média europeia (30%).
Um exemplo ilustrativo desta realidade é o facto de três cientistas terem sido recentemente, já em 2012, galardoadas por projetos desenvolvidos em matérias de exponencial importância como sejam travar as metástases do cancro da mama, ajudar na recuperação da esclerose múltipla e conhecer os genes do pneumotórax espontâneo. De igual modo, merece destaque em Portugal, o número de investigadores por permilagem da população ativa que correspondia a 8,2, em 2009, ultrapassando a média europeia e da OCDE em número de investigadores para a Ciência. De referir ainda que o ratio I&D/PIB atingiu em 2009 o valor de 1,71%, o que nos coloca numa posição muito confortável para se alcançar um investimento de 3% do PIB em Investigação e Desenvolvimento como se pretende com a Estratégia 2020. PARTE IV - CONCLUSÕES Em face do exposto, a Comissão de Educação, Ciência e Cultura conclui o seguinte: 1. Na presente iniciativa não legislativa, não cabe a verificação do cumprimento do princípio da subsidiariedade; 2. A análise da presente iniciativa não suscita quaisquer questões que impliquem posterior acompanhamento; 3. A Comissão de Educação, Ciência e Cultura dá por concluído o escrutínio da presente iniciativa, devendo o presente parecer, nos termos da Lei n.º 43/2006, de 25 de Agosto de 2006, ser remetido à Comissão de Assuntos Europeus para elaboração de parecer.

Palácio de São Bento, 21 de fevereiro de 2012. A Deputada Autora do Parecer, Elza Pais - O Presidente da Comissão, José Ribeiro e Castro.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.