O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

48 | II Série A - Número: 176 | 7 de Maio de 2012

Em termos comparativos, embora seja considerável a pressão que estas despesas irão ter no futuro, Portugal apresenta para as despesas relacionadas com o envelhecimento crescimentos inferiores aos da média da área do euro e da UE, situando-se no grupo de países com menor crescimento.

Gráfico IV.2. Variação das Despesas Relacionadas com o Envelhecimento da População em Portugal, Área do Euro e UE (em percentagem do PIB) Fonte: GTE.

IV.2.Dinâmica da Dívida Pública Em 2011, a dívida pública, em percentagem do PIB, atingiu o valor de107,8%, registando u m aumento de cerca de 40 p.p. relativamente a 2007. Para este aumento contribuíram quer os défices primários quer o diferencial da taxa de juro relativamente ao crescimento nominal do PIB. Adicionalmente, as empresas públicas, incluídas no perímetro de consolidação das Administrações Públicas, tiveram um efeito que representa cerca de 13 p.p. do valor da dívida pública, em percentagem do PIB, em 2011. O gráfico seguinte apresenta a evolução da dívida pública em percentagem do PIB.

- 2 , 0
- 1 , 0
0 , 0
1 , 0
2 , 0
3 , 0
4 , 0
5 , 0
P
e
n
s
õ
e
s
D
e
s
. s
a
ú
d
e
C
u
i
d
. c
o
n
t
in
u
a
d
o
s
E
d
u
c
a
ç
ã
o
D
e
s
e
m
p
r
e
g
o
T
o
t
a
l
T
o
t
a
l s
/ d
e
s
e
m
p
r
e
g
o
PT A E 1 7 U E 2 7