O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

59 | II Série A - Número: 210S2 | 13 de Julho de 2012

Domínios fundamentais Tipos de atividades 3.5. Apoio ao programa de identificação das potencialidades económicas 3.5.1. Identificação e promoção dos produtos e serviços da região (sectores agroalimentares, turismo, minas, serviços às empresas: gestão, contabilidade, interpretação, bancos, informáticos, seguros, etc.) 3.5.2. Criação de centros de formação especializados para os novos ofícios e os ofícios de elevado valor acrescentado (segunda transformação da madeira, têxtil e vestuário) 3.5.3. Apoio ao desenvolvimento dos viveiros de empresas 3.6. Programa Competitividade/Modernização para as empresas de forte potencialidade 3.6.1. Apoio à elaboração e aplicação das estratégias nacionais e regionais de promoção e consolidação da competitividade 3.6.2. Apoio à melhoria do programa regional de modernização: programa de apoio e de reforço da competitividade das empresas (PARCE), apoio aos investimentos imateriais (ex: estratégias de marketing), programa diagnóstico empresas e análise dos mercados (planos de modernização e respetivo financiamento), apoio técnico e tecnológico, apoio para a obtenção de certificação de qualidade (ex: ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000), apoio para facilitar as exportações AC em relação às normas privadas (EUREPGAP, etc.)

3.6.3. Apoio à realização do estudo sobre os custos dos fatores do sector industrial na África Central 3.6.4 Apoio à transformação dos produtos agrícolas e dos recursos naturais de forte potencial de exportação 3.6.5. Reforço das infraestruturas "qualidade" (laboratórios) em apoio à exportação – Apoio à criação de um sistema regional de acreditação e metrologia – Harmonização das normas nacionais ao nível regional.
3.6.6. Melhoria das operações de packaging, de rastreabilidade e de armazenagem.
3.6.7 Criação de centros técnicos de ofícios nacionais e regionais 3.6.8. Desenvolvimento de uma rede de auditores para acompanhar as empresas nas suas operações de certificação e os laboratórios nas suas operações de acreditação.
3.6.9. Empréstimos para a adaptação da ferramenta produtiva (BEI, BAD, BDEAC) 3.7. Apoio à proteção dos direitos de propriedade intelectual, designadamente6: – Criação de um registo de marcas e de produtos com denominação de origem e promoção destes produtos – Apoio à criação de uma marca com indicação de origem 3.8. Apoio à criação de uma bolsa de subcontratação e parceria económica de vocação regional 6 A África Central precisa que vai consultar um perito da OAPI para definir o tipo de apoio de que necessita.