O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 | II Série A - Número: 123 | 31 de Maio de 2014

aumento das propinas e congelamento de salários e contratam menos professores, o que de facto se traduz no aumento do tamanho das turmas. Será que esta política coloca em perigo os resultados escolares dos alunos?

OCDE - Education at a Glance 2013: [Em linha]. OECD Indicators. Paris : OCDE, 2013. [Consult. 29 abr.2014]. Disponível em WWW:http://arnet/sites/DSDIC/BIB/BIBArquivo/m/2013/educationglance2013.pdf> Resumo: O presente documento apresenta os indicadores estatísticos relativos aos vários países da OCDE, no que respeita à educação. O indicador D2 refere-se ao ratio aluno-professor e ao tamanho das turmas nos diversos níveis de ensino e tipo de estabelecimento de ensino «What is the student-teacher ratio and how big are classes?» Ver pp. 364-376.

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência - Educação em números [Em linha]: Portugal 2013. Lisboa: DGEEC, 2013. 124 p. [Consult. 29 Abr. 2014].
Disponível em WWW:EmNumeros2013.pdf> Resumo: Este documento, editado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, do Ministério da Educação, apresenta as estatísticas da educação em Portugal e respetiva evolução desde o ano 2000 até 2012. Relativamente à relação aluno/docente, por nível de educação/ensino e natureza do estabelecimento de ensino, em Portugal (2000/01 - 2011/12), consulte-se a tabela 2.1.4. nas páginas 65 e 66.

REINO UNIDO. Department for Education. Education Standards Analysis and Research Division.
Economics, Evaluation and Appraisal Team - Class size and education in England [Em linha]: evidence report. London: Department for Education, 2011. (Research Report; DFE-RR169). [Consult. 26 Abr. 2012].
Disponível em WWW: O número de crianças nascidas em Inglaterra aumentou significativamente desde 2004 e, com exceção dos anos de 2009 a 2011, prevê-se que continue a aumentar. Este fator contribuirá, durante os próximos anos, para um aumento da procura de vagas nas escolas primárias e secundárias.
Este relatório fornece uma perspetiva sobre a realidade da educação e o tamanho das turmas em Inglaterra. Analisa, em especial, de que forma o tamanho das turmas se foi alterando ao longo do tempo; o ratio aluno-professor; o impacto do aumento da natalidade no número de alunos e de que forma isso pode afetar a necessidade de professores e o tamanho das turmas e, por fim, o impacto do número de alunos por turma nos resultados escolares. O capítulo 5 apresenta dados comparativos, procurando averiguar a possibilidade de estabelecer uma relação entre o tamanho médio das turmas e os resultados alcançados pelos alunos, nos diferentes países da OCDE. UNIÃO EUROPEIA. Eurydice - Key data on education 2012 [Em linha]. Brussels: Eurydice, 2012. [Consult. 24 Abr. 2012]. Disponível em WWW: Resumo: Este documento baseia-se em dados estatísticos recolhidos nos vários países da União Europeia, relativamente a várias matérias na área da educação. No capítulo F – “Educational Processes, section II - Grouping and classe sizes”, nas páginas 151 a 159, são apresentados os quadros com dados relativos ao número máximo de alunos por professor, nos diversos níveis de ensino, e ao limite máximo de alunos por turma durante o ensino obrigatório, nos diversos países da União Europeia.

UNIÃO EUROPEIA. Eurostat - Pupil/Student - teacher ratio and average class size [Em linha].
[Luxembourg], 2014. [Consult. 19 abr. 2014]. Disponível em: WWW: Resumo: Dados do Eurostat, atualizados a 29 de abril de 2014, relativamente ao ratio aluno/professor e tamanho médio das turmas em 39 países diferentes, incluindo os Estados Unidos e o Japão.