O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O valor médio das novas pensões apresenta alguma variação ao longo da última década. Em 2021, o valor médio das novas pensões foi de 594,41 euros, tendo aumentado 1,4%, em comparaçãocom o ano anterior. Nas novas pensões, as diferenças entre homens e mulheres mantêm-se, com ovalor das pensões tituladas por homens a ser mais alto do que o das mulheres.

Quadro 2.6.Valor médio da pensão velhice em dezembro de cada ano (euros)

Nota: as novas pensões são relativas a pensionistas com primeiro processamento no ano; os valores apresentados incluem complementos sociais.

Fonte: II, I.P. /MTSSS.

A idade média dos pensionistas de velhice do regime geral manteve, em 2021, a trajetória de aumento que tem demonstrado na última década. Esta evolução resulta, essencialmente, da demografia, mas também do aumento da idade normal de acesso à pensão de velhice. Entre 2011 e 2021, a idade média dos pensionistas de velhice aumentou cerca de dois anos de 73,16 para 75,42 anos. No caso da idade dos novos pensionistas, a idade média aumentou cerca de dois anos, entre 2011 e 2021, passando de 63,19 para 65,51 anos.

Quadro 2.7.Idade média dos pensionistas de velhice em dezembro de cada ano (anos)

Nota: as novas pensões são relativas a pensionistas com 1º processamento no ano.

Fonte: II, I.P. /MTSSS.

A carreira contributiva dos pensionistas de velhice evidencia uma tendência de crescimento, entre 2011 e 2021, resultado de um sistema de pensões mais maduro. O número médio de anos de contribuições para a Segurança Social aumentou de 24,31 para 28,56.

Os novos pensionistas de velhice têm uma carreira contributiva média superior em 5,1 anos, face ao número total de pensionistas de velhice. As mulheres continuavam a apresentar uma carreira contributiva mais baixa que os homens, contudo essa diferença tem diminuído na última década.

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 _______________________________________________________________________________________________________________

448