O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Quadro 2.8.Carreira contributiva média dos pensionistas de velhice em dezembro de cada ano (anos)

Nota: as novas pensões são relativas a pensionistas com primeiro processamento no ano.

Fonte: II, I.P. /MTSSS.

Em 2021, o montante da despesa do sistema previdencial com pensões de velhice foi de 11,7 mil milhões de euros. Em comparação com o período homólogo, o crescimento da despesa foi de 3,6%, em linha com a tendência de crescimento iniciada em 2016. A despesa com pensões de velhice aumentou, em termos nominais, cerca de 3,5 mil milhões de euros, o equivalente a um crescimento de 42,1%, no período entre 2011 e 2021.

Quadro 2.9.Despesa com pensões de velhice - sistema previdencial (milhões de euros)

Fonte: Conta da Segurança Social - IGFSS, I.P./MTSSS.

Pensões de Invalidez do Regime Geral

No período entre 2011 e 2021, o número de pensões de invalidez do regime geral apresentou uma tendência de diminuição na ordem dos 18,2%. Em 2021, o número total de pensões por invalidez revelou uma variação homóloga negativa de 1,8%.

No caso das novas pensões de invalidez atribuídas verificou-se um crescimento de 37,6%, face ao ano anterior. Esta evolução foi quase igual, tanto no caso dos homens como nas mulheres, sendo que o número de pensionistas homens tem sido superior ao das mulheres, desde 2013.

10 DE OUTUBRO DE 2022 _______________________________________________________________________________________________________________

449