O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Em 2021, as contribuições das entidades empregadoras e as quotizações dos trabalhadores foram a principal componente das receitas correntes do sistema previdencial, à semelhança do ocorrido nos anos anteriores. O valor das contribuições e quotizações fixou-se em 19,9 mil milhões de euros, representando 90% das receitas correntes do sistema previdencial. Em comparação com 2020, o valor das contribuições das entidades empregadoras e das quotizações dos trabalhadores apresentou um aumento de 9%. Durante o ano de 2021, o montante da despesa corrente aumentou 5%, face a 2020. Este crescimento foi mais baixo do que o registado no ano anterior, o qual tinha sido de 16,3%.

No gráfico seguinte é apresentado o peso das várias prestações sociais na composição da despesa do sistema previdencial.

Gráfico 2.2. Evolução do peso de cada prestação na despesa total com prestações do sistema previdencial (percentagem)

Nota: o gráfico apresenta apenas as percentagens com valores mais expressivos.

Fonte: Conta da Segurança Social - IGFSS, I.P./MTSSS.

A despesa com pensões de velhice continuou a ser a rubrica com maior representatividade (15,5 mil milhões de euros).

A despesa com subsídio de desemprego foi de 1,3 mil milhões de euros e, em comparação com 2020, teve um aumento de 5,4%. No entanto, o seu peso relativo na despesa total manteve-se nos 6%.

Outra componente da despesa que teve um aumento elevado (38,7%) foi a referente às políticas ativas de emprego.

Após o acréscimo, em 2020, num contexto de pandemia, em 2021 a despesa com o subsídio por doença diminuiu 3,3% face ao ano anterior.

Por fim, a componente da despesa destinada a minimizar os efeitos da pandemia, designada por Medidas Excecionais e Temporárias (COVID 19), representou 1,8 mil milhões de euros, o equivalente a 8,8% da despesa do sistema previdencial. O peso relativo desta componente da despesa foi muito idêntico nos anos de 2020 e de 2021.

II SÉRIE-A — NÚMERO 98 _______________________________________________________________________________________________________________

444