O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

II SÉRIE-A — NÚMERO 139

98

N.º Competências Elementos de exame Categoria I-II

2 1.2 Dirigir e monitorizar as operações dos tripulantes de forma a assegurar a conformidade com outra regulamentação relevante em matéria de saúde e segurança.

II

3 2.2

Levar a cabo a gestão dos riscos, documentar a segurança a bordo (incluindo o plano de segurança e as instruções de segurança), avaliar e controlar as áreas perigosas, a proteção contra incêndios e utilizar equipamento de proteção individual.

II

4 3.1 Apresentar o modo de ação do GNL. II

5 3.1 Ler a pressão e a temperatura, operar o vazamento, a contenção, os sistemas de tubagem, o abastecimento do gás, a ventilação, os sistemas de segurança, as válvulas e gerir a vaporização de GNL.

I

6 4.1 Efetuar operações de manutenção diária, semanal e de periodicidade regular. I

7 4.1 Corrigir as avarias detetadas durante a manutenção. I

8 4.1 Documentar o trabalho de manutenção. II

9 5.1

Iniciar e monitorizar os procedimentos de abastecimento de combustível, incluindo medidas para garantir a segurança da amarração, a posição correta dos cabos e encanamentos por forma a evitar os derrames e a tomar medidas para desligar com segurança o GNL e a ligação do abastecimento de combustível se necessário em qualquer momento.

I

10 5.1 Garantir a conformidade com a regulamentação pertinente em matéria de zonas de segurança.

II

11 5.1 Comunicar o início do processo de abastecimento de combustível. II

12 5.1 Realização do abastecimento seguro de acordo com o manual, incluindo a capacidade de monitorizar a pressão, a temperatura e o nível de GNL nos tanques.

I

13 5.1 Purgar os sistemas de condutas, fechar as válvulas e desligar o veículo aquático da instalação de abastecimento de combustível e para comunicar o fim do procedimento após o abastecimento.

I

14 6.1

Efetuar a:

 Inertização do sistema de GNL;  O procedimento de drenagem do tanque de combustível de GNL;  Primeiro enchimento do tanque de combustível de GNL (secagem e

arrefecimento);  Entrada ao serviço na sequência de uma estada no estaleiro.

I

15 7.1

Reagir adequadamente em caso de emergências como derrames de GNL no convés:

 Contacto da pele com GNL;  Derrames de GNL em espaços fechados (por exemplo, casa das máquinas);  Derrames de GNL ou fugas de gás natural em espaços entre barreiras (por

exemplo, tanques de combustível de parede dupla, condutas de parede dupla).

I

16 7.1 Reagir adequadamente em caso de incêndio na proximidade de tanques de GNL ou na casa das máquinas.

I

17 7.1 Reagir adequadamente em caso de subida de pressão nos sistemas de encanamentos após o acionamento do encerramento de emergência em caso de libertação ou de ventilação iminentes.

I

18 7.1 Tomar medidas de emergência e medidas de emergência de vigilância à distância, por exemplo, controlar adequadamente o fogo, uma poça, um jato e uma chama súbita de GNL.

I

2. Prescrições técnicas aplicáveis aos veículos aquáticos e às instalações em terra utilizados nos exames

práticos.

Os veículos aquáticos e as instalações em terra devem estar equipados com: