O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Gráfico 2.15. Despesa favorável e desfavorável (face aos objetivos climáticos e ambientais)

(milhões de euros)

Fonte: Ministério das Finanças

É de ressaltar que os dados não são diretamente comparáveis e que a evolução entre os dois exercícios está influenciada, principalmente, pelo alargamento do universo de aplicação da metodologia de green budget tagging e pelo refinamento da metodologia, não sendo possível isolar o efeito diretamente atribuível às políticas climáticas e ambientais.

Da despesa remanescente, esta corresponde maioritariamente a despesa não classificada (por detalhe insuficiente de informação) e, menor grau, a despesa mista (por contribuírem positivamente para uns objetivos e negativamente para outros) e neutra (por ausência de impacto significativo nos objetivos).

Considerando a informação apurada para 2025, abrangendo a despesa da Administração Central, verifica-se que os programas orçamentais que apresentam maior contributo para a despesa favorável (verde) são o PO12 — Infraestruturas e Habitação, o PO15 — Ambiente e o PO13 — Economia enquanto, na despesa desfavorável (castanha), destacam-se o PO12 e o PO6 — Defesa.

0,0

1 000,0

2 000,0

3 000,0

4 000,0

5 000,0

6 000,0

OE 2024 OE 2025

Favorável Desfavorável

10 DE OUTUBRO DE 2024 _____________________________________________________________________________________________________________

93