O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

55 | II Série B - Número: 070 | 20 de Fevereiro de 2009

Cenário A, que a aproveita em grande medida), levando a que passem a existir três estradas paralelas, conforme denunciam a Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela {PDSSE} e a Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE).
O Relatório Final da Avaliação Ambiental Estratégica do Plano Rodoviário Nacional na Região Centro Interior, subsequente à consulta pública e declaração ambiental, foi fortemente contestado pelas PDSSE e ASE.
Em parecer elaborado (Parecer da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) sobre o Relatório Final, Relatório da Consulta e Declaração Ambiental da Avaliação Ambiental Estratégica do Plano Rodoviário Nacional na Região Centro Interior ), a ASE refere mesmo que «se omitem todos os pareceres contrários ao Cenário C, chegando ao ponto de alterar a posição manifestada pelas entidades participantes», que incluíram associações como a Quercus e a LPN - Liga para a Protecção da Natureza. A ASE apontou também que as deficiências do relatório incluem, além de omissões, informação falsa, o que é por de mais preocupante. O Relatório Final refere que: • «Os resultados da consulta pública deixaram claro que os participantes envolvidos optaram pelo Cenário С e que o Cenário A foi claramente desvalorizado.» Ora, ocorre que, no que concerne à ligação Seia - Nelas - Viseu, as entidades ASE, LPN, NPEPVS, ERVEDUS, QUERCUS, PDSSE (apoiada pela ADAG, SPEA, ADADesnível, ALDEIA e TRANSCUDÂNIA} afirmaram que «quanto a esta ligação consideramos melhor sob todos os pontos de vista a solução dos Cenários A e В (relativamente ao Cenário В a nossa concordância resume-se exclusivamente a esta ligação que coincide com o Cenário A, visto que discordamos da В no resto)" e, a LPN, que estrategicamente a opção proposta nos dois primeiros Cenários (A e В) surge mais centrada em relação ao eixo Oliveira do Hospital Seia - Gouveia, parecendo mais equilibrada em termos de acessibilidades a Nelas e Viseu e não induzindo um efeito de marginalização para Gouveia».
• «A Plataforma de Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela, subscrita por 5 entidades manifestam a sua preferência pelo cenário B.» Ora, a opção expressa, de forma perceptível, é pelo cenário A, com alterações, e não peio cenário B.