O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

56 | II Série B - Número: 070 | 20 de Fevereiro de 2009

• «Os municípios apontaram sem excepção o Cenário С como o mais desejado.» Ora, conforme consta das fichas de participação, houve cinco municípios (Covilhã, Gouveia, Manteigas, Nelas e Viseu) que optaram pelo Cenário В, tendo havido um (Celorico da Beira) que defendendo o PRN 2000 faz claramente a opção pelo Cenário A.
«As entidades ligadas às questões patrimoniais e ambientais optaram sobretudo por nada fazer.
Isto é falso, porque segundo fomos informados terão não só apresentado projectos alternativos e cartografados quanto à Travessia da Serra, como apontado claramente um Cenário (A) quanto ao resto da rede, fazendo sugestões concretas quanto aos pontos em que consideravam que o mesmo podia ser melhorado.
• «O Cenário С denota ser aquele que induz menores efeitos negativos, situação que se explica pela conjugação do afastamento dos seus corredores dos mais importantes factores de condicionamento (Rede Natura 2000 - Sítio do Carregal do Sal e PNSE e mancha Vinícola do Dão)» Ora, esta conclusão é falsa como se pode observar pelos mapas disponibilizados.
Importa ainda salientar a posição do Instituto da Água (INAG) que criticou duramente o Relatório Ambiental, levado a consulta pública, por ser muito deficiente no tratamento das questões relativas à água e aos recursos hídricos em geral, chegando ao ponto de afirmar que «o capítulo com a designação de recomendações para o plano não corresponde ao estipulado na legislação (alíneas 1) e h) do n.º 1 do artigo 65.º, sendo que no Cenário С se atravessa as importantes Termas de Felgueiras, impacte que incompreensivelmente não foi avaliado.
É ainda de referir que a delegação de Seia e Gouveia do Núcleo Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e a Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE), após as notícias que davam conta de que a escolha do Governo recaiu sobre o Cenário C, afirmaram que «não podem deixar de expressar a sua inquietação e total desacordo em relação à escolha do referido cenário no que toca ao troço Seia - Nelas - Viseu».
Mais, a declaração ambiental, de acordo com a Plataforma de Desenvolvimento Sustentável