O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | II Série B - Número: 165 | 18 de Julho de 2009

O Hospital de Dona Estefânia data de 1877 e representa para a nossa História do século XIX uma experiência civilizacional e um reconhecimento precoce da necessidade de acompanhar a experiência e o pensamento dos países mais desenvolvidos.
A verdade é que nenhum país desenvolvido deu como terminada a sua experiência com Hospitais Pediátricos nem é evidente sequer que haja uma tendência para a sua extinção. A extinção do Hospital de Dona Estefânia, o único Hospital Pediátrico de Lisboa, representa uma verdadeira excepção no panorama das sociedades ocidentais e é um claro indicador da escassa consistência e da fragilidade do nosso desenvolvimento económico, cultural e, em geral, civilizacional.
Conseguirá o Hospital de Dona Estefània resistir á ameaça de extinção???‖

Actualmente, o Hospital de Dona Estefânia é um hospital central, especializado no atendimento maternoinfantil, sendo a unidade de referência em pediatria para a zona sul do País e ilhas.
O Hospital de Dona Estefânia integra o Grupo dos Hospitais Civis de Lisboa, o qual é composto, nos termos da Portaria n.º 201/96, de 5 de Junho, pelos seguintes estabelecimentos hospitalares: – Hospital de São José; – Hospital de Santo António dos Capuchos; – Hospital de Curry Cabral; – Hospital de D. Estefânia; – Maternidade Dr. Alfredo da Costa; – Hospital de Santa Marta; – Hospital do Desterro.

De acordo com a respectiva informação institucional, o Hospital de Dona Estefânia prossegue a seguinte missão: 1. Prestar cuidados de saúde diferenciados e de elevada qualidade à Criança e à Mulher.
2. Assegurar a formação pré-graduada e pós-graduada de acordo com padrões da mais elevada qualidade e promover a investigação.
3. Desenvolver formas de ligação do Hospital com a Comunidade facilitando a acessibilidade aos seus recursos e o desenvolvimento de complementaridades e parcerias no interesse dos doentes.
4. Intervir na Sociedade na promoção e defesa dos direitos da Criança e da Mulher.
5. Participar em redes e projectos internacionais na área da Criança e da Mulher, nomeadamente nos domínios científicos.

A actividade do Hospital de Dona Estefânia desenvolve-se através das seguintes áreas assistenciais: Serviços Clínicos: Os Serviços Clínicos encontram-se organizados em Departamentos, Serviços e Unidades, integrando Urgência, Internamento, Consultas Externas e Hospital de Dia.
Departamento Urgência e Emergência (DUE) Urgência de Pediatria UCIP - Unidade Cuidados Intensivos Pediátricos UCIN - Unidade Cuidados Intensivos de Neonatologia Departamento de Medicina Serviço 1 – Medicina 1-1 Pediatria 1-2 Unidade de 1.ª Infância Medicina Geral