O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

que, tanta gente tão bem informada e tão esclarecida, nada

tenha dito a ninguém. Para isso só tenho uma explicação: é

porque todos sabiam que todos sabiam, não havia nada a dizer

porque todos estavam informados.

Estas são as razões que me levaram a votar favoravelmente o

relatório e as suas conclusões.

Gostaria ainda de acrescentar algo sobre o problema das “escutas”, matéria sobre a qual foi visível que existiram na CPI diferentes opiniões.

Do meu ponto de vista e do Bloco de Esquerda não aceitamos que

seja legítima, a utilização num processo de natureza política de informação que foi exclusivamente obtida no decurso de uma investigação judicial e criminal.

As “escutas” que aqui temos abordado referem-se a um negócio

que nada tem a ver com o motivo que validou e legitimou essas mesmas “escutas”. Estaríamos a usar para o debate político, para a informação política, “escutas” e intercepções de conversas telefónica que foram efectuadas para outros motivos e por outras razões, independentemente da natureza do processo.

A segunda razão é porque nenhum de nós ignora a grande controvérsia sobre essa matéria. Mas uma coisa é dizermos que de futuro será útil ao parlamento esclarecer este problema, outra coisa era debaixo da pressão de um processo que está em curso na comissão, termos de precipitar uma solução que abriria um precedente grave e que seria muito complicado na nossa vida política e democrática.

As “escutas” não foram necessárias para que a CPI atingisse os seus resultados, relativamente aos dois principais objectivos que norteavam e eram razão da existência da comissão.

Do meu ponto de vista hoje podemos dizer, não precisámos das “escutas” para perceber politicamente o que se passou no negócio PT/TVI.

II SÉRIE-B — NÚMERO 163______________________________________________________________________________________________________________

276