O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Esta deliberação foi aprovada com quatro votos a favor e um contra. Dois dos conselheiros que votaram a favor da condenação apresentaram declaração de voto, argumentando que a pena aplicada é branda. O voto do conselheiro Luís Gonçalves da Silva, foi acompanhado por declaração de voto, que refere que a estação televisiva não teve direito ao contraditório e, em consequência, não pôde apresentar a sua defesa relativamente às acusações que lhe foram endereçadas.

2.6. Críticas a informação da TVI pelo Sindicato dos Jornalistas

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas tomou a 29 de Maio de 2009, uma posição pública considerando reprovável o desempenho da jornalista Manuela Moura Guedes na condução do "Jornal Nacional de Sexta", na sequência da discussão que a apresentadora teve em directo com o bastonário da Ordem dos Advogados, na emissão de 22 de Maio de 2009.

3. A saída de José Eduardo Moniz e o fim do Jornal Nacional de Sexta da TVI

O Jornal Nacional de Sexta da TVI, apresentado e coordenado pela jornalista Manuela Moura Guedes, foi emitido até ao dia 28 de Agosto de 2009, altura em que se iniciou o período de férias. Estava previsto que seria retomada a sua emissão a 3 de Setembro de 2009. A 3 de Setembro de 2009 o programa foi suspenso.

Durante um determinado período de tempo, cujo início não se pode precisar, mas que culmina com a suspensão do Jornal Nacional de Sexta, a Prisa, através de Manuel Polanco, e o Conselho de Administração da Media Capital, através de Bernardo Bairrão, comunicaram ao Director de Informação, José Eduardo Moniz, a sua preocupação relativamente à informação produzida pela TVI, por existirem queixas sobre a mesma da Entidade Reguladora, do Sindicato dos Jornalistas e de outras entidades. Nesse sentido, temos as seguintes declarações:

Manuel Polanco, CPI: “As queixas que foram chegando ao Conselho de Administração da Media Capital foram transmitidas ao Conselho da TVI. Os membros do Conselho da TVI participam no Conselho da Media Capital e, da minha parte, foram transmitidas ao Director-Geral da TVI, José Eduardo Moniz, e houve toda uma série de troca de opiniões”. (…)

Bernardo Bairrão, CPI: “Em alguns momentos, por força também das posições públicas, quer da Entidade Reguladora, quer do Sindicato dos Jornalistas, quer de outras entidades, entendeu-se reafirmar ao Director-Geral da estação, que acumulava a Coordenação da Informação, a necessidade de garantir que não

8 DE JULHO DE 2010______________________________________________________________________________________________________________

51