O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

José Eduardo Moniz, CPI: “Foi um mal-estar que se foi avolumando progressivamente, porque eles queriam desesperadamente acabar com o Jornal Nacional de sexta-feira, tornar a informação da TVI um pouco mais dócil e menos perturbadora do status quo e, obviamente, essa era uma situação que eu n~o podia permitir.”

Face à situação, todas as alternativas pensadas pela Prisa/ Media Capital, passavam pela suspensão do Jornal Nacional de Sexta e por ter um jornal à sexta-feira igual a todos os outros:

Bernardo Bairrão, CPI:

“Já reafirmei isso da outra vez, que foram estudadas alternativas. Quando se decidiu pela uniformização do Jornal Nacional ao longo da semana, ponderaram-se, obviamente, diversas alternativas. Desde suspender durante o período eleitoral, para que não fosse, de alguma forma, entendido como uma forma de press~o…”

“Por exemplo, interrompê-lo até ao final da campanha eleitoral. Se fosse um problema de formato, tão simples quanto uma alteração da própria apresentadora, do pivot, e manter o JornalNacional tal e qual existia. Havia muita forma de contornar, de facto, o assunto, se se não quisesse acabar com o Jornal Nacional de sexta.”

“Portanto, aquela pareceu, à administração, ser a forma que mais claramente dava cumprimento ao que vinha sendo alvo de críticas por parte da Entidade Reguladora.”

Juan Herrero, CPI:

P: As opções que foram ponderadas para além da suspensão eram opções que iam nesse sentido da uniformização do Jornal de sexta em relação a todos os outros?

Juan Herrero: Sempre.

P: Portanto, na prática, acabar com o Jornal de Sexta como ele era e introduzir um jornal à sexta-feira que fosse igual a todos os outros.

Juan Herrero: No fim era isso que sempre seria feito.

A avaliação crítica que a administração da Media Capital fazia da informação da TVI e que manifestou a José Eduardo Moniz, nomeadamente em relação do Jornal Nacional de Sexta, teve em linha de conta uma série de críticas que eram feitas publicamente, entre as quais, as do Primeiro-ministro:

II SÉRIE-B — NÚMERO 163______________________________________________________________________________________________________________

54