O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Transcrição da acta da audição da jornalista Beatriz Jalón, ERC:

“Iniciada a audiç~o, foi a declarante questionada sobre se a tinha surpreendido a decisão de suspensão do JN6, ao que respondeu afirmativamente”.

Os conteúdos do Jornal Nacional de Sexta eram assegurados por uma equipa própria de jornalistas. Na sequência da suspensão os jornalistas mantêm-se da redacção da TVI, a elaborar trabalho para outros espaços informativos:

Carlos Enes, CPI:

“O Jornal Nacional de Sexta tinha uma equipa de jornalistas própria, feita a partir da redacção. Isto quer dizer o quê? Vamos ver se consigo ser preciso. O Jornal de sexta tinha uma equipa relativamente curta, de 8 a 10 jornalistas, que, na sua maioria, já estavam nos quadros da TVI e que passaram a dedicar-se primordialmente {quele projecto.”

“Todas elas [jornalistas] foram, creio - não sei se há alguma excepção -, absorvidas pela redacção no sentido lato, umas na informação di|ria, outras noutro tipo de projectos”.

O formato específico do Jornal Nacional de Sexta acabou com a sua suspensão:

Carlos Enes, CPI:

“O Jornal Nacional de sexta acabou. Essa é a grande diferença, de facto. Quando me perguntam qual é a grande diferença da TVI hoje e da TVI antiga é que já não há Jornal Nacional de sexta-feira apresentado pela Dr.ª Manuela Moura Guedes, feito com uma determinada equipa. Sr. Deputado repare, não é a apresentação, é o tipo de conteúdo.”

Bernardo Bairrão, CPI:

“Acab|mos por tomar uma decisão diferente da decisão que, aparentemente, algumas pessoas queriam, que era mudar o conteúdo. Mudámos o formato, que é uma coisa um bocadinho diferente, porque num jornal dizer que há um formato e que, em função disso, o jornal é mais independente, isento e rigoroso, parece-me claramente abusivo.”

A 3 de Setembro a Redacção da TVI emitiu um Comunicado sobre a suspensão do Jornal Nacional de Sexta em que manifesta o seu repúdio face a esta decisão.

II SÉRIE-B — NÚMERO 163______________________________________________________________________________________________________________

58