O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0259 | II Série C - Número 013 | 10 de Janeiro de 2004

 

voltaram a referir o papel das mulheres nos centros de decisão dos processos de construção de paz, o ainda existente preconceito contra as mulheres e a respectiva necessidade de fazer aprovar leis que defendam e contrariem esta realidade, a necessidade de contrariar os investimentos militares crescentes nos países do Norte de África e do Médio Oriente (entre 1992 e 2001 aumentaram 55% e 38% respectivamente) entre outros
Consensualizou-se a importância de mais acção e melhor organização por parte das instituições que têm vindo a debater estas matérias com o objectivo primordial de alcançar mais resultados
No final da conferência e, tal como programado, a Comissão de Coordenação do IV Fórum elaborou uma minuta da Declaração Final que, posteriormente, foi apresentada às demais delegadas pela Presidente do Fórum, tendo suscitado amplo debate. Por parte das delegadas dos países árabes foram expressas posições no sentido de melhor retratar no texto final as posições palestinianas com ênfase na oposição ao Estado de Israel, enquanto por parte das delegadas dos países europeus foram manifestadas posições mais consensuais especialmente nos parágrafos da Declaração que expressavam sobre matérias mais específicas como as situações de conflito no Iraque e do famigerado processo de paz no Médio Oriente.
Na Declaração Fina1 (anexo 6), aprovada com os votos favoráveis da maior parte das delegações, foi possível enfatizar todas as matérias sobre as quais as delegadas se debateram durante o Fórum.

Assembleia da República, 15 de Dezembro de 2003. - As Deputadas: Graça Proença de Carvalho (PSD) - Rosa Maria Albernaz (PS) - Adriana de Aguiar Branco (PSD).

Nota: Os anexos mencionados encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.