O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | II Série C - Número: 025 | 2 de Julho de 2009

Quadro 11. Execução da Receita Fiscal do Estado (milhões de euros, percentagem)

Fonte: Ministério das Finanças e da Administração Pública, ROPO.

Despesa

A despesa total registou um acréscimo de 4,9%, em termos homólogos, repartido pelos aumentos da despesa corrente de 5% e da despesa de capital de 3,5%. Descontando o efeito da redução verificada na despesa com juros, decorrente da descida das taxas de juro, a despesa corrente primária aumentou 6,2%.
Decompondo este agregado, constata-se que foram principalmente as transferências correntes, os subsídios e a aquisição de bens e serviços, que registaram maiores acréscimos. Inversamente, registou-se uma diminuição das despesas com pessoal em 21,1%, reflectindo a reclassificação da parcela do financiamento do Orçamento do Estado destinada à cobertura do défice do sistema de pensões da Caixa Geral de Aposentações, que passou a estar registada em ―transferências correntes para a Administração Central‖. Assim, corrigindo este efeito, a despesa com pessoal registaria um aumento de 0,2% e as transferências correntes para a Administração Central uma subida de 12,1%.

Consultar Diário Original